As memórias da família confundem-se com a Loja das Meias. “Nascemos neste ambiente, não foi no armazém por acaso… Toda a nossa vida fomos incentivados a participar, havia sempre conversas à volta da mesa onde trocávamos impressões e falávamos sobre novos projetos e desafios”, recorda Pedro Miguel Costa, diretor geral da Loja das Meias. A seu lado, a irmã Manuela Saldanha, diretora de marketing, fala do fascínio de trabalhar no mundo da moda pela “particularidade de estar sempre em inovação”. É esta constante mudança que os mantém agarrados à centenária empresa, fundada pelo bisavô, Pedro Costa, em 1905. “Se conseguimos sobreviver este tempo todo, foi pela capacidade de nos reinventarmos, faz parte da nossa história”, acrescenta.
Da venda de tecidos e acessórios de moda, passam à venda de collants e, daí, para o pronto-a-vestir, sendo pioneiros na comercialização das melhores marcas internacionais em Portugal. O mais recente passo acaba de ser dado com a abertura da primeira Loja das Meias no Grande Porto, no Norteshopping, que responde, finalmente, aos muitos pedidos das clientes do Norte do País. “Estamos longe de ser uma casa desconhecida na região, há uma associação muito positiva”, apontam os irmãos.

Durante muito tempo, a distância foi um grande obstáculo. “O contacto próximo com os clientes é fundamental, a família gosta de estar muito presente, por isso nunca foi possível concretizar antes esta ideia”, conta Pedro Miguel Costa. Entretanto, perante a oportunidade de se instalarem no Galleria do Norteshopping – a área que o centro comercial dedica a marcas premium –, Pedro Maria Costa, seu filho, a quinta geração à frente da empresa, responsável pela digitalização e melhoria de processos, assume as rédeas do negócio a Norte. “Os clientes gostam de sentir que há alguém que dá a cara, sentem conforto nesta familiaridade”, sublinha Manuela. O atendimento personalizado e muito atento continua a ser, por isso, uma prioridade.
O espaço projetado pelo gabinete de arquitetos G4 foi inspirado no Porto e na região do Douro, com uma das paredes a recordar os socalcos em xisto, pinceladas de azul e prata a remeter para o leito e estuário do rio, e painéis rosa a evocar a cidade das camélias. Ali, vendem apenas parte do universo Loja das Meias e só moda feminina. Alice & Olivia, Chiara Ferragni, Kenzo, Marc Jacobs, Ganni, Nº21, Paul Smith, See by Chloe, são algumas das etiquetas premium, sobretudo segundas linhas, muitas delas com uma preocupação pela sustentabilidade, seja na escolha de matérias-primas ou na fabricação. Mas, com a ajuda dos funcionários, as clientes podem também usar o ecrã tátil que existe no espaço, com ligação direta ao site da empresa, que lhes permite aceder às restantes marcas de luxo à venda nas lojas de Lisboa e Cascais. “Mais do que uma loja multimarca, somos uma marca de moda, que está atenta aos pequenos sinais do que aí vem e conseguimos introduzir nomes emergentes”, diz Manuela Saldanha. Com os olhos postos no futuro.

Loja das Meias > Norteshopping, Galleria, R. Sara Afonso, Senhora da Hora, Matosinhos > seg-dom 10h-23h