Há um renascer de uma preocupação pelo consumo em que se pode inscrever a Loja, inaugurada no início de fevereiro na Rua Miguel Bombarda, no Porto. O nome, singelo, pretende deixar possibilidades em aberto. “Normalmente, adiciona-se simbolismo; eu quis retirar camadas”, explica Susana Beirão, a proprietária. Acredita, aliás, no regresso aos básicos e num design mais essencial e sustentável, dando preferência aos artesãos locais. Muitas das peças à venda são de produção própria, desenhados por Susana e, não por acaso, feitas em oficinas do Porto. “Gosto de saber com quem trabalho”, diz.
Mobiliário, como mesas de apoio, bancos e estantes, convive com pequenos objetos como trava-livros, cabides e carimbos. Peças minimalistas, com durabilidade garantida, que apelam à nossa memória coletiva. “Quero intensificar a produção, até porque tenho muitas ideias na gaveta”, conta Susana. A intenção é formar também parcerias com designers locais, para desenvolvimento e apresentação de outras peças, com uma ligação a este movimento slow living. É o caso, por exemplo, de peças de uma nova geração de ceramistas portugueses, com estilos distintos, ou dos sacos e casacos feitos por Paula Lopes, a partir do reaproveitamento de mantas da serra da Estrela.

Há ainda estacionário vintage e de marcas mais recentes, além de uma estante de livros, de temas variados como fotografia, artistas locais e literatura infantil. No piso inferior da loja, está a maioria das peças de mobiliário e iluminação, com uma seleção de design clássico europeu, algum de origem portuguesa, com uma estética com a qual Susana Beirão se identifica. Da escola Bauhaus aos modernistas.
Loja > R. Miguel Bombarda, 207, Porto > seg-sáb 13h-19h