Fundada há cinco anos, a Sul surgiu das boas recordações de Dora Osório – mais concretamente, das suas férias passadas em Lagos. “Somos feitos de memórias e, por isso, o lema da marca é ‘we love warm breezes’. Gostamos mesmo das brisas mornas da praia”, explica a designer. Com a ajuda do irmão, Gil Duarte Osório, e do artesão Pedro Barata, Dora começou por lançar a Revisor (€180) e a Bazar (€180). Quer uma quer outra ainda estão disponíveis, e os nomes explicam-se a si próprios: a primeira mala tem o formato das malas do “pica” dos autocarros; a segunda faz lembrar os sacos de plástico que se trazem da praça.
Às malas iniciais, Dora acrescentou-lhes mais uma dezena de modelos bem como alguns acessórios (em pele de curtimenta vegetal que, originalmente, tem o tom bege ou rosa-claro). Tudo feito à mão e, sobretudo, tudo mais ou menos intemporal, que a ideia é, diz Dora, as peças “durarem uma vida e passarem de pais para filhos”. “Não contribuo para o consumo desenfreado”, acrescenta. Com o tempo e com o sol, a pele vai ficando mais escura. E é suposto que assim seja. Chama-se envelhecer.
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