Garantir o acesso à educação básica a todas as crianças do mundo, especialmente às que vivem no limiar da pobreza, é uma das metas que a Unicef pretende pôr em prática com os fundos angariados através da campanha Peluches Ikea, que decorre, até 24 de dezembro, em todas as lojas desta cadeia sueca.
Os números não deixam esconder o sucesso desta aliança: desde a primeira edição, em 2003, até ao ano passado, conseguiram reunir cerca de 35,2 milhões de euros, o que permitiu que a Unicef e a Save the Children, levassem a ajuda a mais de 8 milhões de crianças.
Uma ajuda que se traduz em levar água e saneamento às escolas, proporcionar benefícios de saúde e nutrição a crianças da escola primária, evitar que efetuem trabalhos domésticos perigosos, dar dignidade e esperança a meninos sobreviventes de poliomielite, formação a professores, entre tantas outras ações que visam garantir uma vida mais saudável e digna, segundo nos confidenciou Sandra Vaz, a responsável pela área de vendas e marketing da Unicef.
Esta parceria, segundo Ana Teresa Fernandes, public relations manager do IKEA, “surgiu de uma forma natural quando quisemos exercer o benefício social e chegar de facto a muitas crianças. Para isso tínhamos que encontrar parceiros que tivessem uma capacidade de atuar global”.
Como ajudar
Para participar nesta campanha é muito fácil, basta escolher um dos peluches disponíveis nas lojas ou comprar o livro educativo Torva – Heróis da horta ou ainda através do menu infantil e desta forma está a doar €1 a estas duas instituições. A coleção deste ano, intitulada Klappar Cirkus, é baseada no circo.
2 Ajudam Mais que 1
Ao adquirir dois exemplares de peluches, o cliente que depositar na grande caixa um deles, está ainda a ajudar as crianças portuguesas internadas nas alas de pediatria dos hospitais de Santa Maria, Maternidade Alfredo da Costa, IPO de Lisboa, Hospital Pedro Hispano, entre outros.
NÚMEROS DO PASSADO 2003-2010
35,2 milhões de euros. 2010: 11, 4 milhões. Número de crianças que ajudaram: 8 milhões. Países: 45, de 3 continentes. Os países que mais contribuíram: Rússia, Alemanha, Itália, EUA e França
E DO FUTURO
Objetivo global: 12 milhões. Missão nacional, em 2011: esperam angariar €125 mil euros, nas 3 lojas (Alfragide, Loures e Matosinhos)