A Viniportugal promove a partir desta quinta-feira até sábado um salão do vinho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, onde estarão presentes 96 produtores de todas as regiões do País, com exceção da Madeira e dos Açores. Este encontro é aberto ao público, que poderá provar os vinhos durante a tarde de quinta, sexta e sábado. Paralelamente realizar-se-ão conferências sobre a Touriga Nacional e uma prova de seleção dos dez melhores vinhos elaborados exclusivamente a partir desta casta tinta. Para esta prova foram convidados jornalistas de várias procedências que constituem um júri internacional.
Sou um defensor da Touriga Nacional por a considerar uma casta de grande qualidade enológica. Tem uma viticultura difícil e por isso está minoritariamente encepada nos vinhedos portugueses. Antes da filoxera era dominante no Douro do séc. XIX. Os viticultores “fugiram” dela (ou fugiam) também pela sua baixa produção. Mas os grandes enólogos preferem-na para fazer os seus grandes vinhos sejam Portos Vintage (embora não existam varietais nesta categoria de generosos), tintos, rosés ou espumantes, como ilustramos com os vinhos a que voltamos nesta crónica.
Murganheira Távora-Varosa Touriga Nacional Bruto 2005 ***** É claramente o melhor espumante português da atualidade. Voltei a confirmá-lo em 2010. Tanto na colheita de 2003 como na de 2005 este espumante atinge o sublime. Rico em aromas frutados e sabores de uma frescura intensa, apresenta-se com espuma sedosa e persistente.

Quinta da Falorca Touriga Nacional Dão Rosé 2009 ***** Claramente o melhor dos rosés que provei em 2010. É fantástico pela cor de framboesa, pelos aromas frutados, pelos sabores intensos a morangos, framboesas e a uvas bem equilibradas na sua maturação e acidez. A Touriga Nacional no seu esplendor rosado.
Quinta do Noval Touriga Nacional 2008 ***** Este tinto DOC Douro de Touriga Nacional com a chancela da Noval situa-se num patamar de qualidade ímpar. Um grande tinto de uma grande casta portuguesa e uma das melhores do mundo. Perfeito.