São mais dez casos confirmados de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal relativamente ao dia anterior, terça-feira, o que faz um total de 49 casos no País, até ao momento. Em comunicado, a Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que todos os casos confirmados são de homens entre os 26 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos. Neste momento, estão a aguardar-se “resultados laboratoriais relativamente a outras amostras”.
A DGS refere ainda que a maioria das infeções foram registadas em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve. Os novos casos, confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), estão a ser acompanhados e encontram-se estáveis e em ambulatório.
Alerta ainda a DGS para que “os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço” procurem aconselhamento clínico, cobrindo as lesões cutâneas quando se dirigirem a um estabelecimento de saúde. “Reforçam-se as medidas a implementar perante sintomas suspeitos, devendo os indivíduos abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estadio, ou outros sintomas“, lê-se ainda no documento.