De acordo com a nova norma, de quanto tempo é o período de isolamento para casos positivos?
Depende da manifestação da doença. Vamos por partes.
Então, o que está determinado para infetados assintomáticos ou com sintomas ligeiros?
Nestes casos, o período de isolamento é reduzido de dez para sete dias.
É preciso fazer teste decorrido esse período?
Estas pessoas ficam em autovigilância, monitorizando os seus sintomas e não precisam de realizar teste no sétimo dia para saírem do isolamento.
E no caso dos doentes com sintomas moderados ou graves?
Estes devem contactar o SNS 24 (808 24 24 24), o médico assistente ou o 112, esclarece a DGS. Nestes casos, o tempo de isolamento mantém-se em dez dias, pelo menos.
É preciso teste negativo para ter alta.
Não.
O que diz a nova norma sobre os contactos de alto risco?
Passam a considerar-se como contactos de alto risco as pessoas que coabitam com um caso positivo. Os contactos de alto risco ficam em isolamento durante sete dias e devem fazer teste ao 3.º e ao 7º dia. Este último teste tem como objetivo o fim do isolamento profilático.
E se for um contacto de alto risco mas tiver o esquema vacinal completo?
Mantém-se a obrigatoriedade do isolamento, com as seguintes exceções: pessoas que tenham vacinação completa com dose de reforço, ou que estejam no período de recuperação da doença, mesmo que sejam coabitantes.
E os contactos de baixo risco?
Ficam dispensados de isolamento e devem fazer um teste o mais cedo possível, idealmente até ao 3º dia.
A partir de quando se aplicam estes novos tempos de isolamento?
Desde já. A DGS esclarece que o tempo mínimo preconizado para isolamento aplica-se aos casos de isolamento em curso. Ou seja, considera-se integralmente cumprido o período de isolamento para as pessoas com infeção confirmada, assintomáticas ou com doença ligeira que até hoje, dia 5, tenham cumprido sete dias ou mais de isolamento.
Como obter a declaração de isolamento?
Deve preencher um Formulário de Apoio ao Inquérito Epidemiológico (FAIE), identificando os seus coabitantes, e terão acesso a uma declaração de isolamento.