Foi no dia 10 de dezembro que o companheiro de Ariel Dumas fez um teste PCR à Covid-19, que acabaria por se revelar positivo. Dumas, a escritora do programa The Late Show com Stephen Colbert, começou com sintomas pouco depois, e como vivem na mesma casa, a probabilidade de também estar positiva era grande. No entanto, só depois de vários testes negativos e passados 11 dias é que testou positivo. Num vídeo a explicar a situação, Dumas insiste: “continuem a fazer testes, por mais chato que isso seja”.
O vídeo publicado na rede social TikTok na quarta-feira passada resume o período em que Arial Dumas fez três testes rápidos e dois testes PCRm sempre com resultado negativo.
O primeiro PCR que fez foi no dia 13, na segunda-feira, quando ia trabalhar. No dia seguinte, 14, o marido recebeu o resultado do seu teste – positivo – e a escritora acreditava estar também infetada devido aos sintomas que tinha. Assim, decidiu fazer novamente um teste PCR no dia 15, que veio novamente negativo.
Mesmo estando supostamente negativa, Dumas continuou a fazer testes rápidos para perceber se estava infetada com Covid-19 mas também estes deram negativo. “Eu achava que estava a ficar doida. Eu pensava: ‘eu sinto-me mesmo mal e doente, como é que os meus testes dão negativo?'”.
Não conformada, no dia 19 de dezembro, domingo, voltou a realizar um teste PCR e o resultado foi positivo, mas só soube na terça-feira, dia 21. “Foram 11 dias inteiros depois de o meu companheiro ter testado positivo”, afirma, no vídeo que já foi partilhado milhares de vezes na plataforma.
“Moral da história, se pensas que estás só muito constipado, não estás, estas infetado”, diz. “O motivo de o teste dar negativo é porque provavelmente a tua carga viral não ser forte o suficiente para o teste”.