Visão Visão
  • Assinar
  • Loja
  • Olá,
  • Sair
  • Entrar
  • Registo
  • Visão
  • Se7e
  • Saúde
  • Verde
  • Exame
  • Exame Informática
  • Júnior
  • JL
  • Visão
  • Se7e
  • Saúde
  • Verde
  • Exame
  • Exame Informática
  • Júnior
  • JL
  • Atualidade na Visão
    • Últimas
    • Política
    • Sociedade
    • Economia
    • Mundo
    • Cultura
    • Ambiente
    • Tecnologia
    • Desporto
    • Saúde
    • Imobiliário
    • História
    • Ideias
    • Fotografia
    • Viagens
    • Lifestyle
  • Opinião na Visão
    • Editorial
    • Crónicas
    • Bolsa de Especialistas
    • Nós Lá Fora
  • Mais na Visão
    • Newsletters
    • Podcasts
    • Oceano de Esperança
    • DESAFIOS
    • Volt
    • Iniciativas
    • VISÃO Brand Studio
    • Edição Impressa
    • Assinaturas
  • Sobre
    • Termos Utilização
    • Contactos
    • Publicidade
    • Ficha Técnica
    • Código de Conduta
    • Estatuto editorial
    • Política de cookies
    • Política de privacidade
  • Assinar
  • Loja

Jogos

15.12.2013 às 16h21

A guerra das consolas

A guerra das consolas
A Sony aposta nos jogadores e a Microsoft em tornar-se o centro multimédia da casa. A Nintendo continua focada em permitir experiências divertidas

Jogos

15.12.2013 às 16h21

Foram necessárias apenas 24 horas para a Sony vender mais de um milhão de Playstations 4, nos Estados Unidos e no Canadá. O número, registado em dia de lançamento, impressiona e representa um recorde para o fabricante nipónico. Só a Playstation 2 tinha conquistado tantos utilizadores em tão pouco tempo e em apenas duas regiões do mundo. Os primeiros números de vendas na Europa confirmam este início muito auspicioso. Em Portugal, a consola chegou às lojas a 29 de novembro – um mercado que a Playstation (em todas as versões) domina. A Playstation 4 (PS4) vem juntar-se à Wii U, da Nintendo, e ganha vantagem à Xbox One (a mais recente geração da consola da Microsoft) que só chega a Portugal “algures” no início do próximo ano e que, no dia de lançamento mundial, a 22 de novembro, também ultrapassou o milhão de vendas. Mas, afinal, o que distingue estas propostas?

Playstation 4 – 399 euros

 

A guerra das consolas


 

A mais recente geração da consola da Sony foi redesenhada para ser mais pequena e bastante mais fina. Mas é no interior que as diferenças são maiores. A esperada melhoria dos componentes eletrónicos traz, em última análise, a possibilidade de jogar títulos com melhor qualidade (mais resolução). Isto, claro, em termos gráficos e de fluidez de jogo. Algo que já é possível detetar nos primeiros títulos disponíveis, mas ainda sem grande impacto. O que é comum, visto estarmos perante jogos de primeira geração que ainda não tiram todo o partido das potencialidades da consola. A Sony não abdicou da unidade de Blu-Ray, introduziu novas interfaces (USB 3.0, por exemplo) e também redesenhou o gamepad, que é agora bastante mais ergonómico. Em termos visuais, a interação também se revela diferente. Toda a interface que liga o jogador à PS4 tem novo aspeto e tudo está centrado nas atividades mais recentes. Como no passado, os serviços mais populares (os de vídeo, por exemplo) não estão disponíveis em Portugal. E é nos serviços que está a maior diferença para os jogadores: a partir de agora, é preciso pagar para jogar online. Existem vários modelos de subscrição disponíveis (mensal, trimestral e anual) e esta estratégia é igual à que a Microsoft já segue com a Xbox360.



Xbox One – preço a anunciar

 

A guerra das consolas


 

A Microsoft continua apostada em integrar a consola na sala de estar. Por isso, a nova Xbox One tem o sistema Kinect integrado (versão 2) com melhor reconhecimento de voz e movimentos e uma série de serviços de vídeo (como o Hulu, por exemplo) que, infelizmente, não estão disponíveis em Portugal. Aliás, enquanto a Sony se concentrou totalmente nos jogadores, a Microsoft, com esta abordagem, quer claramente conquistar toda a família e fazer da consola o centro de entretenimento em casa. Daí ter integrado agora um leitor de Blu-Ray e, a grande novidade, uma entrada HDMI. Ou seja, vai ser possível ligar a sua box de TV de casa e estar a ver o seu programa de televisão preferido, enquanto continua a jogar. Quando comparadas diretamente, a Xbox One tem especificações (a nível da capacidade gráfica e de processamento) inferiores às integradas na PS4, mas nunca é o hardware que define o sucesso de uma consola: são os jogos.



Wii U – 299 euros (Wii U Pack Premium 32GB [Preta] + Nintendo Land)

 

A guerra das consolas


 

Depois do grande sucesso da Wii, que deu à Nintendo a liderança mundial no segmento, o fabricante japonês teve de lidar com a receção pouco calorosa dos jogadores à Wii U (a consola está no mercado português há mais de um ano). O conceito de ter um grande comando com ecrã tátil integrado, que emprestava toda uma nova interatividade aos jogos, não conquistou o sucesso antecipado pelo fabricante e a consola continua a lutar para alcançar um lugar de destaque. Não há dúvida de que esta plataforma é bastante inovadora e o catálogo de jogos está recheado de clássicos com milhões de seguidores. No entanto, a experiência de jogo do novo comando não foi motivo suficiente para convencer o público, faltaram os títulos que tirassem partido da tecnologia e o preço também não estimulou a compra. Continua a ser um sistema focado na diversão e na facilidade de interação, mas falta-lhe mais ecossistema.

Palavras-chave:

consolasjogosPS4WiiXbox
Assine a Revista VISÃO, em digital, por €1 e apoie o jornalismo de qualidade.

ASSINE JÁ

ASSINE JÁ!

CAPA DA EDIÇÃO

VISÃO Júnior de março de 2021

Destaques

Miúdos a Votos

A minha terra

Faz tu mesmo

CAPA DA EDIÇÃO

VISÃO Júnior de março de 2021

Sites do grupo Trust In News
  • Visão
  • Activa
  • Caras
  • Caras Decoração
  • Exame
  • Exame Informática
  • Jornal de Letras
  • Visão Junior
  • Visão Saúde
  • Visão +
  • Visão Se7e
  • A Nossa Prima
Trust in News
  • Termos e Condições de Utilização
  • Política de Privacidadde
  • Política de Cookies
Copyright © Trust in News. Todos os direitos reservados.