No dia 30 de janeiro, o Partido Socialista (PS) ganhou as eleições legislativas. António Costa manteve-se então como primeiro-ministro e, como manda a lei, teve um período de tempo para escolher os seus ministros e apresentar a lista com os nomes ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Contudo, houve um atraso neste processo, devido a problemas com a contagem dos votos dos emigrantes – que são os portugueses que trabalham ou estudam noutros países. A votação teve de ser repetida e, por isso, ficámos durante quase dois meses sem saber quem seriam os novos governantes. Isto aconteceu porque só depois de contados todos os votos é que o primeiro-ministro pode dizer quem escolheu para ministros.
O anúncio foi então feito ontem, 23 de março, e os nomes foram enviados ao Presidente da República. Ontem foi uma data muito especial. Para além do anúncio do novo governo, arrancaram também as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, que aconteceu a 25 de abril de 1974, e António Costa declarou: «Hoje é um dia histórico. Hoje a liberdade ultrapassa os 17.499 dias da ditadura: 17.500 dias em Liberdade.»
Quem são os novos ministros
Ao todo, o novo governo tem 17 ministros, e é a primeira vez na história da democracia portuguesa que é composto por mais ministras do que ministros: são nove mulheres. Alguns ministros mantêm-se no seu cargo, mas há caras novas.

Um deles é João Costa, que a partir da próxima semana será o «teu» ministro, pois está responsável pela Educação. Bom, na verdade, João Costa não é uma cara nova, pois já fazia parte do governo, mas no cargo de secretário de Estado, uma espécie de «ajudante» do anterior ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
Agora que já são conhecidos os nomes de quem vai governar o País nos próximos quatro anos (o tempo que dura uma legislatura), resta marcar um dia para a tomada de posse do novo governo – a cerimónia oficial em que os ministros se comprometem a fazer um bom trabalho. Em princípio, a cerimónia deverá realizar-se no dia 30 de março.
Vê em baixo quem são os novos ministros
Primeiro-Ministro
ANTÓNIO LUÍS SANTOS DA COSTA
Ministra da Presidência
MARIANA GUIMARÃES VIEIRA DA SILVA
Ministro dos Negócios Estrangeiros
JOÃO TITTERINGTON GOMES CRAVINHO
Ministra da Defesa Nacional
MARIA HELENA CHAVES CARREIRAS
Ministro da Administração Interna
JOSÉ LUÍS PEREIRA CARNEIRO
Ministra da Justiça
CATARINA TERESA ROLA SARMENTO E CASTRO
Ministro das Finanças
FERNANDO MEDINA MACIEL ALMEIDA CORREIA
Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares
ANA CATARINA VEIGA DOS SANTOS MENDONÇA MENDES
Ministro da Economia e do Mar
ANTÓNIO JOSÉ DA COSTA SILVA
Ministro da Cultura
PEDRO ADÃO E SILVA CARDOSO PEREIRA
Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
ELVIRA MARIA CORREIA FORTUNATO
Ministro da Educação
JOÃO MIGUEL MARQUES DA COSTA
Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
ANA MANUEL JERÓNIMO LOPES CORREIA MENDES GODINHO
Ministra da Saúde
MARTA ALEXANDRA FARTURA BRAGA TEMIDO DE ALMEIDA SIMÕES
Ministro do Ambiente e da Ação Climática
JOSÉ DUARTE PITEIRA RICA SILVESTRE CORDEIRO
Ministro das Infraestruturas e da Habitação
PEDRO NUNO DE OLIVEIRA SANTOS
Ministra da Coesão Territorial
ANA MARIA PEREIRA ABRUNHOSA TRIGUEIROS DE ARAGÃO
Ministra da Agricultura e da Alimentação
MARIA DO CÉU DE OLIVEIRA ANTUNES