Selfie dos Óscars – Em março, durante a 86.ª gala dos Oscars, a anfitriã Ellen Degeneres fez uma selfie com o seu telemóvel que entrou para a história como a mais partilhada no twitter. Atualmente, a fotografia já superou os três milhões e trezentos mil retweets o que levou a Samsung a doar cerca de 2,4 milhões de euros para causas de beneficência
#BringBackOurGirls – A campanha, que em português significa «devolvam-nos as nossas meninas», lançada no Facebook após o sequestro de 273 estudantes adolescentes na Nigéria pelo grupo islâmico radical Boko Haram. Michelle Obama, primeira-dama norte-americana, foi uma das milhares de pessoas a exibir a etiqueta #BringBackOurGirls como forma de solidariedade
Kim Kardashian e Kanye West – Este não foi o casamento do ano (esse galardão vai para George Clooney e Amal Alamuddin), mas foi a fotografia com mais corações vermelhos – símbolo para os «likes» no Instagram. 2,4 milhões de pessoas gostaram do beijo entre a socialite e o rapper, no dia do casamento em Florença (Itália)
PewDiePie – Aos 24 anos, o jovem sueco Felix Kjellberg que se tornou famoso ao partilhar vídeos que o mostram a experimentar jogos eletrónicos, tem uma legião de quase 33 milhões de seguidores no YouTube e fatura, por ano, quatro milhões de dólares em receitas publicitárias (perto de 3,2 milhões de euros)
Sulome Anderson – Um beijo pela paz com mais de 67 mil seguidores. A selfie «Jews and Arabs refuse to be Enemies», tirada pela jornalista libanesa durante as suas férias com o namorado judeu, e publicada no seu twitter esteve na origem de um movimento nascido em prol da paz entre Israel e Palestina
Ice Bucket Challenge – No verão, milhares de pessoas, anónimas e celebridades, tomaram banhos públicos e gelados por uma causa: a esclerose lateral amiotrófica, uma doença neurológica que afeta gradualmente as células nervosas do cérebro e da espinal medula, até provocar a morte por paralisia. A onda viral de banhos angariou cem milhões de dólares para a associação norte-americana ALS (Amyotrophic Lateral Sclerosi)
Brittany Maynard – Vítima de um agressivo tumor cerebral, a americana de 29 anos, marcou a data da sua «morte com dignidade» para o dia 1 de novembro. O diagnóstico chegou no início do ano, foram realizadas duas cirurgias e previstos apenas seis meses de vida. No Youtube, o relato publicado, na primeira pessoa, já foi visto por mais de 11,5 milhões de pessoas
Vamos ajudar a Genny e a Gui – Eugénia e Gonçalo Queiroz, emigrantes portugueses no Dubai, abriram a página no Facebook «Vamos ajudar a Genny e a Gui» ao mundo para angariar dinheiro, de modo a conseguirem pagar as despesas da bebé prematura. s mais de 7 500 transferências bancárias resultaram em, pelo menos, 83 mil euros, até à data em que a bebé Margarida faleceu
Spider Dog – Mais de 113 milhões de visualizações fizeram deste «cão aranha» o vídeo mais visto do Youtube
Katy Perry – «Dark Horse» foi o videoclip com mais visualizações no Youtube, ultrapassando 735 milhões de páginas vistas
O ano que agora chega ao fim fica também marcado pela forma como diferentes imagens, vídeos, campanhas promocionais e de solidariedade foram difundidas até à exaustão nas redes sociais.
Veja a galeria de
FOTOS e recorde quais os fenómenos mais virais de 2014.