Há um hospital australiano onde os doentes são morcegos, equidnas e aves

Na Austrália, a primavera não começou bem. Nos últimos dias, aquele continente foi assolado por chuvas torrenciais que inundaram casas, ruas e campos. Muitas pessoas sofreram com estas cheias, mas também os animais selvagens ficaram em perigo. Uns, por causa das chuvas; outros, vítimas de atropelamento enquanto procuravam abrigo; outros, ainda, ficaram presos em túneis subterrâneos.

O Byron Bay Mobile Wildlife Hospital é um hospital veterinário móvel, que funciona num grande camião e que se desloca à regiões onde é necessário prestar ajuda médica urgente a animais selvagens. Desde que começou a funcionar, em setembro, já tratou mais de 500 pacientes; entre eles, 75 mamíferos, 310 aves, 105 répteis e 20 anfíbios. Nos últimos dias, não têm faltado pacientes neste hospital sobre rodas.

Pacientes muito especiais

O animal que vês nas fotos 3, 4 e 8, por exemplo, é uma equidna fêmea que ficou gravemente ferida, após ser atropelada por um carro na estrada, e precisou de tratamento prolongado. Estes animais são oriundos da Austrália e da Nova Guiné; para além dos ornitorrincos, são os únicos mamíferos que põem ovos.

Já a ave que aparece nas imagens 2 e 7 é um galah, da família das catatuas e muito comum na Austrália, que foi resgatado caído com ferimentos graves provocados pelas chuvas torrenciais.

O pequeno morcego da primeira foto é um “micromorcego” de uma espécie autóctone australiana, que pesa cerca de 11 gramas e é dono de umas grandes orelhas. Também ele precisou dos cuidados dos veterinários deste hospital.

Leia todos os conteúdos exclusivos da VISÃO no site. E experimente a nova app, mais completa, com podcasts, newsletters diárias, alertas noticiosos e muitos conteúdos só para assinantes

Tenha mais VISÃO

Assinar

Relacionados

Que animais dão puns?
Sociedade

Que animais dão puns?

Quase todos os mamíferos o fazem, mas as preguiças não. As aves também não, mas as cobras sim. Há animais que o fazem para comunicar - e outros para sobreviver. O fascinante mundo da flatulência animal começou por ser piada entre cientistas no Twitter, e depois deu um livro

Animais

Vídeo: O caracol-gigante-africano é comilão e tem os dentes... na língua!

Este é o terceiro programa da série «Telelição VISÃO Júnior: Aula Animal», com Pedro Lobo Coelho, o biólogo da VISÃO Júnior. Desta vez, vamos conhecer o Girassol, um caracol-gigante que vive na casa do Pedro!

Fest

Júnior Fest: Quantos grilos são precisos para salvar o Planeta? Vê o vídeo aqui

Pedro Lobo Coelho, o biólogo da VISÃO Júnior, foi um dos convidados do Júnior Fest e falou-nos sobre os alimentos que comemos e como estes podem prejudicar - ou ajudar - o planeta