
Ver golfinhos no Tejo
Lisboa é a única capital europeia onde se podem observar golfinhos em meio selvagem. Entre o início da primavera e o final do verão é a altura perfeita para ver, na foz do Tejo, estes e outros animais, como gansos-patolas, corvos marinhos e, com sorte, até tubarões. Em viagens de 2h30 a 3 horas, com um skipper e uma bióloga marinha há muito para perguntar, observar e aprender.
A partir dos 6 anos, e de €65. Desconto para crianças até aos 12. Mais informações aqui.

À descoberta daTapada de Mafra
A 30 minutos de Lisboa podemos visitar a Real Tapada de Mafra, fundada pelo rei D. João V em 1747, na sequência da construção do Palácio-Convento de Mafra . Há quatro percursos pedestres, com distâncias entre 4 e 8 km, dois percursos para bicicleta (própria ou alugada), de 8 e 14 km, e para um percurso de mini-comboio, que permite um passeio por 15 km da Tapada, com várias paragens para ver javalis, veados e gamos. Também há experiências com apicultura e falcoaria.
Entradas a partir de €12,5. Mais informações aqui.
Um passeio de Tuk Tuk, pela história de Lisboa
Turistar em família e aprender sobre a história de Lisboa num passeio de Tuk Tuk elétrico é um programa simultaneamente divertido e pedagógico. Numa viagem cheia de curvas e balanços podemos ficar a conhecer muitos detalhes curiosos da cidade de antes e após o terramoto de 1755. Passar pela pitoresca casa com mais de 500 anos que sobreviveu a três tremores de terra, conhecer o primeiro sinal de trânsito de Lisboa – uma placa do século XVII que regulava a prioridade das carroças, aprender a apreciar os detalhes da aquitetura pombalina e conhecer o café mais antigo de Lisboa são alguns pontos desta visita-guiada.
Mais informações aqui. Tel.: 968053007.

Percurso do Cuquedo e burros lanudos na Quinta do Pisão
Num pequeno trilho livre na Quinta do Pisão, no concelho de Cascais, crianças e famílias podem ter contacto com as personagens do livro O Cuquedo e explorar medos associados ao desconhecido e em particular à floresta. Ao longo do trilho, e com a ajuda das personagens, é feita a ligação entre a Natureza e o receio do desconhecido. Mas há muitas outras coisas para fazer neste parque de 380 hectares , como interagir com os meigos burros lanudos em vias de extinção.
Entrada gratuita. Mais informações aqui.

Espaço Interpretativo Lagoa Pequena
A Lagoa Pequena fica perto da Lagoa de Albufeira, no concelho de Sesimbra. É uma das maiores zonas húmidas de Portugal e um espaço privilegiado para a observação de aves como rouxinóis, flamingos, garças brancas e reais. A 30 km de Lisboa, tem caminhos de terra batida, pequenas pontes e passadiços de madeira ladeados por juncos e caniçais que servem de cenário para um passeio e piquenique em família. Levar binóculos é imprescindível, mas se se esquecer pode alugar kits de exploração para as crianças.
Mais informações aqui.

Dinoparque na Lourinhã
A novidade deste parque ao ar livre dedicado aos dinossauros, na Lourinhã, é um novo percurso que nos permite observar 14 animais que viveram na Idade do Gelo. Dedicado ao período Cenozoico, a era que começa após a extinção dos dinossauros, há 65 milhões de anos, este novo trilho de 800 metros permite ver modelos à escala real de preguiças gigantes, aves do terror e tatus gigantes, assim como tigres dentes de sabre, mamutes, rinocerontes lanudos e auroques. Este percurso junta-se aos 4 que já existiam, associados ao Paleozóico, Triásico, Jurássico, Cretácico e Monstros Marinhos.
Mais informações aqui.