
Parque Biológico de Gaia
Neste parque de 35 hectares vivem em estado selvagem centenas de espécies de animais e plantas. A área de reserva protegida estende-se pelo vale do rio Febros, entre as freguesias de Avintes e Vale Andorinho, e por ali se podem observar bisontes, burroscabras, corços,doninhas, esquilos, lontras e texugos. Depois do passeio a pé, é possível fazer um piquenique no parque de merendas e os miúdos ainda podem gastar as últimas energias no parque infantil.
Mais informações aqui.

Barrinha de Esmoriz
Esta lagoa costeira é a zona húmida mais importante no litoral norte de Portugal na fronteira entre Ovar com Espinho. A sua paisagem marítima e de dunas pode ser apreciada ao longo de um passeio de 8 km pelos passadiços de madeira, rodeados em grande parte por caniços, a espécie de flora predominante. O passadiço é circular e tem várias entradas, por isso é possível escolher percursos mais pequenos e procurar avistar a garça- real, o pilrito, rouxinóis, piscos e estorninhos.

Parque da Lavandeira
Percursos pedestres por entre as copas das árvores, dois parques infantis, um circuito de manutenção, uma zona de merendas, um lago, um jardim de suculentas e um labirinto são algumas das razões para para pegar nos miúdos, numa cesta de piquenique e nos bonés e ir desfrutar da natureza neste parque muito perto do centro de V.N. Gaia, mas perfeito para se afastar do bulício da cidade.

Pena Aventura
A uma hora do Porto, em Ribeira de Pena, situa-se o Pena Aventura, um parque de atividades outdoor para toda a família. Integrado numa paisagem natural cheia de verde que ajuda a esquecer o rebuliço do dia a dia, aqui não falta animação. As grandes atrações do parque são o Alpine Coaster, uma espécie de montanha-russa que nos leva numa descida montanha abaixo por 700 metros de curvas, contra curvas e loopings. Outra atração é o Fantasticable, um slide apropriado a corações fortes. E para os mais novos, o Pena Aventura Kids para as crianças experimentarem as atividades dos «crescidos», mas à sua medida.
Mais informações aqui.

Planetário do Porto
É impossível não ficar fascinado pela visão da imensidão do universo e das estrelas nas sessões imersivas do Planetário do Porto. Nos sábados e feriados de manhã podemos acompanhar o Vítor e a Sofia numa viagem à lua, e à tarde fazer uma viagem no tempo desde o Big Bang até aos nossos dias. Domingos de manhã, a proposta é ir explorar a forma dos astros e à tarde mergulhar sem medo nos segredos do Sol.
Mais informações aqui.

Sea Life
Sustenha a respiração e «mergulhe» com as crianças no segundo maior aquário de Portugal, com mais de 3 mil espécies marinhas, incluindo raias, tubarões e tartarugas gigantes. Os miúdos vão gostar da vista do túnel subaquático de onde é fácil imaginar que somos nós que estamos em exibição. A seguir, nada como ir até ao Parque da Cidade, mesmo ali ao lado, e fazer um piquenique.
Mais informações aqui.