Já te perguntaste o que fará o Pai Natal durante os restantes meses do ano? Terá uma vida normal? Anda por aí a fazer corridas de trenó? Nós contamos-te tudo!
janeiro
A primeira coisa que o Pai Natal faz no início deste mês é rapar a barba. Às vezes, deixa ficar o bigode; outras vezes, sai tudo! Ele dá muita importância à sua barba farfalhuda mas, como em janeiro vai de férias com a Mãe Natal, quer ficar com a cara livre para se bronzear.
fevereiro
Andar sem barba ajuda o Pai Natal a passar despercebido e assim ele continua a «curtir» umas merecidas férias até que, logo a seguir ao Carnaval, regressa à Lapónia para começar a planear o Natal do novo ano.
março
Esta é a altura em que os duendes regressam ao trabalho. O Pai Natal está sempre à porta da sua casa para os receber e, juntos, fazem uma enorme festa com direito a banquete e tudo! Depois, são divididos em grupos de trabalho. Por agora, ainda não há presentes para fabricar e embrulhar, mas há tarefas para organizar e materiais para produzir.

abril
Neste mês, o velhinho bonacheirão começa a sua longa viagem à volta do mundo para se reunir com os presidentes dos países que visita. Em abril, passa pela Ásia e pela Oceânia. Estas reuniões servem para que o sr. Nicolau perceba como vai ser a sua passagem por cada país e como vai fazer para deixar todos os presentes.
maio
Tudo tratado, visita os países da Europa e de África. Como o Pai Natal é um senhor muito organizado, regressa sempre por uns dias a casa para celebrar o aniversário da Mãe Natal que se festeja neste mês. Isto, se ela não o acompanhar numa das suas viagens. É que ela fala mais de 20 línguas diferentes e adora correr mundo!
junho
Durante este mês, visita a América. Como os países são tantos, tenta falar com todos os seus representantes fazendo duas grandes reuniões: uma na América do Norte, com o Canadá, os Estados Unidos da América e o México; e outra com os países da América do Sul. É em junho que o Pai Natal volta a deixar crescer a barba.
julho
Com o verão acabadinho de chegar, já anda ele dedicado ao exercício físico. É neste mês que começa a treinar diariamente para as aventuras que o esperam em dezembro, quando partir em viagem pelo mundo fora, carregado de presentes. É que isto de saltar telhados, equilibrar-se em chaminés e carregar embrulhos é um desporto que merecia estar nos Jogos Olímpicos!

agosto
Em pleno verão, realiza-se a reunião do Pai Natal com alguns dos seus companheiros de distribuição de prendas. A bruxa Befana, os atuais reis magos e outros tantos discutem os calendários de entrega e os trajetos que já foram combinados com os presidentes dos diferentes países para que não haja confusões.
setembro
«O Natal está a chegar» é o que mais se ouve pelas oficinas da Lapónia durante o mês do regresso às aulas. É em setembro que ali começam a preparar-se algumas das novidades do mundo dos brinquedos – como bonecas, peluches e alguns jogos de tabuleiro. As engenhocas tecnológicas não se fazem por ali. Entretanto, o nosso herói continua a treinar como um louco!
outubro
Lá para as terras do Norte, a vida começa a complicar-se! O Pai Natal multiplica-se em trabalhos. Tanto está a supervisionar as fábricas de brinquedos, como anda a viajar pelo mundo a visitar as empresas que produzem alguns dos presentes mais desejados.
novembro
Com a ajuda dos duendes, organiza as encomendas dos presentes que vão chegando aos seus armazéns. É também agora que as renas começam a praticar voos mais altos com o Pai Natal e o seu trenó supersónico. Por esta altura, já a barba está bem crescida, fofa e branquinha como estamos habituados a ver, e os presentes começam a ser embrulhados.
Este texto foi publicado originalmente na edição nº 187 da VISÃO Júnior