A edição de dezembro da VISÃO Júnior, nas bancas já hoje, promete agitar as conversas aí por casa, pois vamos falar de redes sociais. Vivemos «ligados», usamos as redes sociais para nos mantermos a par das novidades partilhadas pelos amigos, ídolos e influencers, e para partilharmos o que se passa conosco. Cada publicação – seja uma fotografia, um vídeo ou um comentário – traz com ela a expectativa de muitos likes.
«Quanto rendeu?» (conheces esta pergunta?). Às vezes, uma foto «rende» muitos likes; outras, poucos ou nenhuns. Que impacto têm os likes na nossa auto-estima e na nossa vida? A quantidade de likes pode realmente interferir com o funcionamento de um cérebro jovem? Fomos à procura de respostas e, para isso, contámos com a ajuda de psicólogos, psiquiatras e pediatras: os especialistas que percebem do assunto e nos conseguiram explicar, por exemplo, que os estímulos que as redes sociais nos dão podem ter um efeito no nosso cérebro.
Além destes, fomos conversar com três influencers digitais: Conguito, Mafalda Castro e Maria Seixas Correia são locutores na rádio MEGA Hits mas também têm muitos seguidores nas redes sociais. Por isso, têm de pensar bem naquilo que publicam e na mensagem que passam. O que acham eles das redes sociais e do fim dos likes? As opiniões vão-te surpreender… No final da leitura do artigo, podes fazer um teste para perceber se estás «preso» às redes e, pelo meio, há conselhos para lidares com algumas coisas que podem ser difíceis de processar. Tudo na VISÃO Júnior deste mês, já nas bancas!