Visão Júnior
MIÚDOS A VOTOS

O que é que o apartheid tem a ver com “Miúdos a Votos”?

O apartheid foi um sistema racista inventado pelos brancos que governavam a África do Sul, baseado apenas na cor da pele das pessoas. Esteve em vigor até 1994, mas na Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto, em Braga, ainda se fala sobre o tema. E tudo por causa da iniciativa “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?”

Campanha eleitoral

Escola Básica do Ave, em Taíde
MIÚDOS A VOTOS

Quatro livros em destaque na Escola Básica do Ave

Na Escola Básica do Ave, na Póvoa do Lanhoso, em Braga, a campanha já vai de vento em poupa. Com quatro livros escolhidos, duas turmas do primeiro ciclo desenham cartazes, marcadores e planos para levar o seu livro-candidato a vencedor

Margarida Queirós
Lucília Monteiro
miudos a votos escola campanha
MIÚDOS A VOTOS

Miúdos a Votos: A campanha eleitoral já começou!

A campanha eleitoral de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» já começou. Nas semanas anteriores, em todo o País, alunos e professores trocaram ideias e juntaram esforços para um arranque em grande!

Margarida Queirós
Marcos Borga
rádio miúdos rádio miúdos a votos
VISÃO Júnior

Fazer rádio também é para miúdos

Uma rádio que se chama Rádio Miúdos, à partida, é dedicada a ti… Mas acreditas que também só é feita por miúdos como tu?

Margarida Queirós
Fotogaleria: A festa final dos «Miúdos a Votos» foi uma animação 8
MIÚDOS A VOTOS

Alguns dos melhores momentos das Campanhas Eleitorais de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?»

Para que alunos e professores se possam inspirar, reunimos bons exemplos da campanha eleitoral

Para saber mais

MIÚDOS A VOTOS

«Miúdos a Votos»: já temos os livros-candidatos a eleições!

Já estão apurados os livros que vão a eleições a 17 de março!

Margarida Queirós
banner miudos a votos
MIÚDOS A VOTOS

«Miúdos a Votos»: indicações para os Tempos de Antena

Para que os podcasts que vais gravar para «Miúdos a Votos» fiquem o melhor possível, damos-te algumas dicas. Encontras aqui também datas e outras informações

MIÚDOS A VOTOS

Vídeo: O que é a iniciativa «Miúdos a Votos»?

Queres saber o que é esta iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares? O objetivo é fomentar o gosto pela leitura e, simultaneamente, perceber como se organizam e para que servem umas eleições. Vê o vídeo feito pela Rádio Miúdos, que apoia o projeto:

Como inscrevo a minha escola na iniciativa «Miúdos a Votos»?
MIÚDOS A VOTOS

Como inscrevo a minha escola na iniciativa «Miúdos a Votos»?

Até à véspera das eleições, alunos e alunas, bibliotecas escolares, escolas e professores e professoras podem manifestar interesse em participar na iniciativa. Saiba como aqui

Edição 2018-2019

Vídeo: Vê aqui a festa completa dos «Miúdos a Votos»
MIÚDOS A VOTOS

Vídeo: Vê aqui a festa completa dos «Miúdos a Votos»

O dia foi em cheio na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Quase 700 alunos e professores de todo o país vieram a Lisboa para participar na festa final dos «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?». Vê o vídeo:

As eleições dos «Miúdos a Votos» em números
MIÚDOS A VOTOS

As eleições dos «Miúdos a Votos» em números

A iniciativa «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» conta com o apoio da Pordata, que é uma grande base de dados portuguesa. Foi a Pordata que contou e organizou os votos, e dessa contagem resultaram uma série de factos interessantes. Fica a saber tudo aqui:

Margarida Queirós
Fotogaleria: A festa final dos «Miúdos a Votos» foi uma animação 16
MIÚDOS A VOTOS

Fotogaleria: A festa final dos «Miúdos a Votos» foi uma animação

O dia foi em cheio na Fundação Calouste Gulbenkian. Centenas de crianças de escolas de todo o país vieram à capital para participar na festa dos «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?»

«Miúdos a Votos» 2019: já são conhecidos os vencedores!
MIÚDOS A VOTOS

«Miúdos a Votos» 2019: já são conhecidos os vencedores!

«Não Abras Este Livro», «Avozinha Gângster», «Harry Potter e a Pedra Filosofal» e «A Culpa é das Estrelas» foram os grandes vencedores eleitorais de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» no ano de 2019, em que votaram perto de 79 mil alunos

Edição 2017-2018

Uma campanha alegre... e nacional!
MIÚDOS A VOTOS

Uma campanha alegre… e nacional!

Veja os trabalhos que as escolas desenvolveram para a campanha eleitoral de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?»

Um dia diferente na Escola Ribeiro de Carvalho 2
MIÚDOS A VOTOS

Ministro da Educação participou na campanha eleitoral de «Miúdos a Votos»

Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, esteve esta segunda-feira numa escola de Agualva-Cacém, de onde saiu com os bolsos cheios de material de propaganda, feito pelos alunos, sobre os livros de que mais gostaram de ler

Os resultados eleitorais de «Miúdos a Votos»
MIÚDOS A VOTOS

Os resultados eleitorais de «Miúdos a Votos»

Na 1.ª edição de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?», votaram 53 666 alunos, de 308 escolas. Dava para eleger dois deputados, se fossem eleições para a Assembleia da República! Sabe mais sobre os resultados eleitorais

«Miúdos a Votos»: temos vencedores! 24
MIÚDOS A VOTOS

«Miúdos a Votos»: temos vencedores!

«O Principezinho», «Avozinha Gangster» e «A Culpa é das Estrelas» foram os grandes vencedores eleitorais de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?». Vê as imagens da cerimónia final, que foi uma autêntica festa!

Sugestões de leitura

MIÚDOS A VOTOS

Se gostaste de ler os livros vencedores de «Miúdos a Votos» 2018-19 no 1.º ciclo…

Em democracia, as pessoas escolhem os políticos que as representam. mas há leis que definem quantos anos a mesma pessoa pode ser, por exemplo, Presidente da República. Em «Miúdos a Votos», essas leis não se aplicam. Mas, para que os vencedores possam variar, pedimos ao Plano Nacional de Leitura que, a partir dos três livros mais votados em cada ciclo, no ano passado, sugerisse outras leituras. Aqui ficam as do 1.º ciclo:

Se gostaste de ler os livros vencedores de «Miúdos a Votos» 2018-19 no 2.º ciclo...
MIÚDOS A VOTOS

Se gostaste de ler os livros vencedores de «Miúdos a Votos» 2018-19 no 2.º ciclo…

Em democracia, as pessoas escolhem os políticos que as representam. mas há leis que definem quantos anos a mesma pessoa pode ser, por exemplo, Presidente da República. Em «Miúdos a Votos», essas leis não se aplicam. Mas, para que os vencedores possam variar, pedimos ao Plano Nacional de Leitura que, a partir dos três livros mais votados em cada ciclo, no ano passado, sugerisse outras leituras. Aqui ficam as do 2.º ciclo:

MIÚDOS A VOTOS

Se gostaste de ler os livros vencedores de «Miúdos a Votos» 2018-19 no 3.º ciclo…

Em democracia, as pessoas escolhem os políticos que as representam. Para que não sejam sempre os mesmos no poder, há leis que definem quantos anos a mesma pessoa pode ser, por exemplo, Presidente da República. Em «Miúdos a Votos», essas leis não se aplicam. Mas, para que os vencedores possam variar, pedimos ao Plano Nacional de Leitura que, a partir dos três livros mais votados em cada ciclo, no ano passado, sugerisse outras leituras. Aqui ficam as do 3.º ciclo:

Se gostaste de ler os livros vencedores de «Miúdos a Votos» 2018-19 no secundário...
MIÚDOS A VOTOS

Se gostaste de ler os livros vencedores de «Miúdos a Votos» 2018-19 no secundário…

Em democracia, as pessoas escolhem os políticos que as representam. Para que não sejam sempre os mesmos no poder, há leis que definem quantos anos a mesma pessoa pode ser, por exemplo, Presidente da República. Em «Miúdos a Votos», essas leis não se aplicam. Mas, para que os vencedores possam variar, pedimos ao Plano Nacional de Leitura que, a partir dos três livros mais votados em cada ciclo, no ano passado, sugerisse outras leituras. Aqui ficam as do secundário: