Espera-se que esta cimeira do Rio+20 constitua o início de um acelerado e profundo processo de transição mundial em direcção a uma economia verde – uma economia que gera crescimento, gera emprego e erradica pobreza por investir e preservar o capital natural sobre o qual assenta nossa sobrevivência a longo prazo.
5 Saídas Verdes para a Crise
A Quercus irá promover, como forma de alerta para o tema principal da Conferência “Rio+20”, o emprego verde e os serviços dos ecossistemas, uma iniciativa denominada “5 SAÍDAS VERDES PARA A CRISE”, que terá lugar durante o mês de Maio e início de Junho. Esta iniciativa será constituída por um conjunto de 5 visitas temáticas dedicadas a 5 casos nacionais de economia verde. A componente ambiental como fator determinante na viabilidade sócio económica da atividade foi o critério de seleção da escolha de projetos que constituem exemplos práticos e viáveis de economia verde. Os temas a abordar serão áreas da floresta, energia renovável, agricultura, pescas e reabilitação urbana. Estes são também os temas onde consideramos que Portugal tem um significativo potencial de desenvolvimento económico e de emprego, num quadro de desenvolvimento sustentável.
Esta iniciativa pretende tornar claro, que as questões ambientais são cada vez mais determinantes nas opções dos consumidores e das próprias empresas, que as consequências alterações climáticas na economia são devastadoras e que o “verde” faz inevitavelmente parte da solução. Nesta crise, o verde não é um “luxo”, deve antes ser considerado como um catalisador de mudança do paradigma económico e social.
Mais informações: http://www.quercus.pt/xFiles/scContentDeployer_pt/docs/articleFile513.pdf