“Tudo parece descrever a nossa espécie como a mais estúpida que alguma vez apareceu no nosso planeta”

“Tudo parece descrever a nossa espécie como a mais estúpida que alguma vez apareceu no nosso planeta”

O Homem é dependente das plantas, e só as negligencia porque se habituou a olhar o mundo do ponto de vista exclusivamente humano, desvirtuado por uma “cegueira vegeta”. Este é um dos pontos que Stefano Mancuso, professor da Universidade de Florença, sublinhou na sessão de abertura do VISÃO FEST Verde.

“Se as plantas desaparecessem do planeta amanhã por algum evento catastrófico que não vou desenvolver, a temperatura subiria a um nível tal que a água evaporaria e, dentro de pouco tempo, a Terra apareceria como uma massa de planeta estéril, como Mercúrio ou Vénus”, explica Stefano Mancuso. “De um ponto de vista quantitativo, a vida deste planeta é uma vida verde. Nós, animais, somos dependentes, completamente dependentes das plantas. Tudo orbita em torno da vida vegetal. Isto é algo que deveríamos compreender, algo que deveríamos ter aprendido nas nossas escolas”. 

“Imagine se eu tentasse contar-lhe uma história sobre Lisboa sem lisboetas. É impossível. Ou uma história sobre Roma sem os romanos. É a forma como estamos a agir, quando contamos a história do nosso planeta. Contamos a nossa própria história. E cada história que não tenha a planta como personagem principal está errada.” E porque não somos capazes de compreender a importância da planta para o nosso planeta?

“Existe um tipo de preconceito cognitivo no nosso cérebro que se chamada de cegueira vegetal e que nos incapacita de ver o verde que nos rodeia. É impossível imaginar que somos incapazes de compreender que a totalidade do nosso planeta é feita por planta. Portanto, somos realmente cegos por plantas. Isto é algo que provavelmente está ligado à maneira como o nosso cérebro se defende de uma enorme quantidade de dados vindos de uma planta, por isso estamos no curso da nossa evolução.” A ideia é simples: aprendemos como evoluir, como filtrar todos estes dados verdes que possam ser úteis para a nossa sobrevivência e focarmo-nos mais nos animais e humanos, que podem ser mais perigosos para nós. “Assim, provavelmente no início da nossa evolução, para evitar e não olhar para as plantas. Filtrar estes dados verdes era uma vantagem, mas agora não olhar para as plantas, não ser capaz de ver as plantas é uma desvantagem.” O segundo problema é o facto de que as plantas serem tão diferentes de nós. “Por isso, somos incapazes de ver plantas porque somos incapazes de as compreender. Somos apenas capazes de ver o que é realmente semelhante a nós”, elabora Mancuso.

Uma das ideias feitas dos humanos é que as plantas são incapazes de resolver problemas. Mancuso discorda. “Nós, animais, estamos a dizer que somos capazes de resolver problemas quando, na realidade, o que estamos a fazer é evitá-los. Por isso, usamos o movimento para nos afastarmos, e normalmente dizemos que resolvemos o problema quando, pelo contrário, apenas o evitamos. Para as plantas isto é completamente diferente. As plantas não são capazes de evitar problemas. Se não houver água, se tiverem de encontrar nutrientes no solo, se tiverem de se reproduzir, se tiverem de comunicar, para existirem as plantas têm de resolver problemas sem se moverem. De certo modo as plantas são muito mais inteligentes do que os animais porque se definirmos inteligência como a capacidade de resolver problemas, o que eu diria ser uma definição muito boa, muito inclusiva de todos os organismos, nesse sentido as plantas são muito melhores do que nós porque são realmente capazes de resolver problemas, ao passo que os animais são na sua maioria capazes de os evitar.”

Outra coisa que nos distingue é a nossa arquitetura muito “primitiva e antiga”. “Somos constituídos por uma cabeça, com um cérebro que é a pirâmide e governa hierarquicamente um ou dois órgãos especializados em funções específicas. Por isso respiramos com dois pulmões, comemos com um estômago, vemos com dois olhos. Esta é a forma como somos feitos e tudo o que produzimos, a nossa história foi uma reprodução da nossa arquitetura. Todas as nossas sociedades, as nossas empresas, as nossas universidades, os nossos jornais são feitos da mesma forma que nós. A nossa cabeça governa funções específicas. Grupos específicos que realizam funções específicas. Esta não é uma boa arquitetura, a nossa principal vantagem é a capacidade de produzir respostas rápidas.”

Agora, vamos olhar atentamente para as plantas. “Porque é que as plantas não têm dois pulmões, um cérebro, um estômago? Porque são incapazes de respirar, de ver e de pensar. Não. A razão pela qual as plantas não têm um ou dois órgãos para cada função é porque ter apenas um ou dois órgãos capazes de realizar determinada função é um ponto fraco. E isto é algo que todos sabemos, basta que um dos nossos órgãos funcione mal para que, no final, toda a organização do corpo humano colapse”, continua.

“A planta tem uma organização muito diferente, feita por uma organização difusa e descentralizada. As plantas e os animais deste ponto de vista são o oposto um do outro. Enquanto nós animais concentramos funções essenciais a um ou dois órgãos, as plantas dividem a mesma função por todo o seu corpo. Por outras palavras, as plantas são capazes de ver com todo o seu corpo, são capazes de ouvir com todo o seu corpo, são capazes de respirar com todo o seu corpo, são capazes de pensar, de comunicar, de se defender com o seu próprio corpo e esta é uma forma revolucionária de organizar o seu corpo”. Portanto, segundo Stefano Mancuso, “é tudo muito mais sólido, muito mais robusto, muito mais resistente”.

“É possível remover até 80% do corpo de uma planta sem a matar. Isto é suficiente, é apenas o começo, mas é suficiente para vos explicar como somos diferentes dos animais.”

Uma das coisas que o homem se habituou a acreditar é que o seu cérebro desenvolvido é uma vantagem. “Todas as pessoas que estão a ouvir a minha palestra estão convencidas de que somos muito melhores do que quaisquer outros animais. Para não falar de qualquer outra planta. E porquê? Porque temos este grande cérebro que é algo que é diferente. Porque pensamos que o nosso cérebro é único, que é algo que não partilhamos com nenhum outro ser vivo. Com o nosso grande cérebro fomos capazes de realizar feitos inacreditáveis. Conseguimos imaginar a teoria da relatividade. Conseguimos rezar na Capela Sistina. Conseguimos escrever a Divina Comédia ou os Irmãos Karamazov. Fomos capazes de realizar feitos espetaculares e isto fez-nos pensar em nós próprios como a melhor espécie do planeta”.

Mas esta ideia necessita de comprovação. “O objetivo primordial da vida é a reprodução da espécie. A nossa espécie sábia tem apenas 300 000 anos de idade. A vida média de uma espécie viva no nosso planeta é de cinco milhões de anos. Por outras palavras, antes de saber se o nosso cérebro é realmente uma vantagem e não uma desvantagem na evolução, precisamos de esperar mais 4 milhões e 700 000 anos. Se conseguirmos estar aqui, como espécie, durante mais 4 milhões e 700 000 anos, isto significaria que o nosso cérebro não está a afetar completamente a nossa capacidade de sobrevivência.”

O problema está aqui: será que vamos conseguir sobreviver tanto tempo, com toda a destruição que estamos a infligir no nosso habitat? “Parece muito improvável que pudéssemos sobreviver durante tanto tempo se pensarmos que tudo o que fizemos neste planeta Terra foi feito nos últimos 300 000 anos.” Ainda assim, Mancuso está otimista: “tudo parece descrever a nossa espécie como a espécie mais estúpida que alguma vez apareceu no nosso planeta. Mas acredito que o nosso grande cérebro é, na verdade, uma vantagem. É uma ferramenta extraordinária e que estamos a usar essa ferramenta da uma forma estúpida, porque somos uma das espécies mais jovens. Porque somos como os bebés. Quando se põe uma ferramenta na mão dos bebés, eles tentam, no início, destruir a casa. Só depois de crescerem vão ser capazes de construir casas. Penso que é isto que nos está a acontecer. Espero que dentro de algum tempo compreendamos que, com o mesmo cérebro, com a mesma ferramenta, possamos construir outras casas.”

ASSISTA AQUI À EMISSÃO EM DIRETO 

Saiba mais sobre o VISÃO FEST VERDE aqui.

A bp está a compensar as emissões de carbono deste evento. Saiba mais em bp.pt

Palavras-chave:

Mais na Visão

Mais Notícias

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

iOS 18 deverá ter novas funcionalidades relacionadas com Inteligência Artificial

iOS 18 deverá ter novas funcionalidades relacionadas com Inteligência Artificial

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Celebrar a Liberdade no imenso palco do Festival Dias da Dança

Celebrar a Liberdade no imenso palco do Festival Dias da Dança

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

JL 1396

JL 1396

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

25 concertos para cantar Abril

25 concertos para cantar Abril

Em “Senhora do Mar”: Francisca seduz o sócio de Artur

Em “Senhora do Mar”: Francisca seduz o sócio de Artur

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Georgina e Cristiano Ronaldo apaixonados na praia

Georgina e Cristiano Ronaldo apaixonados na praia

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Como ajudar um amigo com cancro?

Como ajudar um amigo com cancro?

Os melhores momentos da festa dos 50 anos da Victoria Beckam, que abandonou às cavalitas de David Bckham

Os melhores momentos da festa dos 50 anos da Victoria Beckam, que abandonou às cavalitas de David Bckham

Truques para estimular a produção natural de colagénio

Truques para estimular a produção natural de colagénio

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

"Quis Saber Quem Sou": Um coro de intervenção para ouvir em Lisboa

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Amazon já ‘emprega’ 750 mil robôs. E tem menos 100 mil trabalhadores humanos

Amazon já ‘emprega’ 750 mil robôs. E tem menos 100 mil trabalhadores humanos

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Mobi.E e Atlante assinam acordo para carregamento de carros elétricos

Mobi.E e Atlante assinam acordo para carregamento de carros elétricos

Inspire-se na saia metalizada de Letizia

Inspire-se na saia metalizada de Letizia

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites