VISÃO FEST Verde, um evento para pensar o planeta e o ambiente

VISÃO FEST Verde, um evento para pensar o planeta e o ambiente

Depois do sucesso do VISÃO FEST em 2018 (Recorde aqui o programa), a VISÃO vai novamente organizar uma grande conferência de dois dias, desta vez dedicada exclusivamente ao tema da sustentabilidade e do ambiente.

A VISÃO junta-se assim à programação oficial da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, para uma partilha de visões, ideias, debates, performances, humor e talento – dois dias para pensar o País e o futuro, a sustentabilidade e a justiça social, o ambiente e o planeta.

O VISÃO FEST VERDE 2020 vai decorrer na Estufa Fria, nos dias 24 e 25 de outubro, e pelo palco passarão pensadores, investigadores, cientistas, ativistas e governantes.

ASSISTA AQUI À EMISSÃO EM DIRETO

Os nossos colunistas Ricardo Araújo Pereira, Miguel Araújo e Capicua são presença especial neste evento que os leitores da VISÃO não vão querer perder. Dulce Maria Cardoso, Mia Couto e José Eduardo Agualusa, os escritores que escrevem na revista, deixarão as suas mensagens poderosas. E outros “amigos” da VISÃO, como Nuno Markl ou António Zambujo, vão também subir ao palco connosco.

A comissária europeia Elisa Ferreira será uma das “keynote speakers” do evento, bem como António Costa Silva, autor da Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica, David Wallace-Wells e Stefano Mancuso.

O VISÃO FEST VERDE vai ser um encontro de visões, ideias, debates, performances, humor e talento. Dias 24 e 25 de outubro na Estufa Fria e com emissão digital

O leque de participantes é extenso e de grande mérito. Confirmados estão já o Ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes numa conversa com os colunistas da VISÃO José Eduardo Martins e José Manuel Pureza; José Sá Fernandes, vereador do ambiente da CML e “pai” da Capital Verde Europeia; Graça Freitas, diretora-geral da Saúde; António Bagão Félix, o apaixonado por botânica; Elvira Fortunato, a cientista portuguesa que inventou o transistor em papel; a atriz e comunicadora Joana Barrios; o humorista Diogo Faro; as ativistas inspiradoras Eunice Maia (Maria Granel) e Joana Guerra Tadeu; e uma série de naturalistas  e investigadores que nos vão mostrar realidades que desconhecíamos: Emanuel Gonçalves, administrador da Fundação Oceano Azul; Clara Sousa Silva, mais conhecida por Doutora Fosfina no MIT; Pedro Matos Soares, climatologista; José Xavier, que estudou a fundo os pinguins na Antártida; Nuno Ferrand, especialista em biodiversidade, genética e evolução; e ainda os fotógrafos e videógrafos da natureza e vida selvagem Nuno Sá e Joel Santos. Consulte o programa abaixo com o horário.

ATELIÊS

Nem só de palestras e debates se faz esta grande conferência. O evento inclui uma programação de ateliers para saber como não matar as suas plantas, com Sofia Manuel, mais conhecida como A Tripeirinha (@atripeirinha no Instagram), no sábado, e ainda aprender a fazer hortas em casa ou na sua varanda, com as Hortas Lx (@hortas_lx), no domingo. Teremos ainda provas de vinhos com o nosso crítico, Manuel Gonçalves da Silva, e os seus convidados, David Baverstock (Herdade do Esporão) e Luís Cerdeira (Quinta de Soalheiro), antecedidas de um brinde com Corvos de Lisboa, da Casa Santos Lima.

Os workshops têm três sessões diárias (11h30, 15h30, 17h45, consulte o horário no programa abaixo), serão gratuitos, ao ar livre no jardim e comportam um número limitado de participantes (máximo 15 pessoas). As inscrições para estes ateliers serão feitas no local, no próprio dia do evento. Estas lições estarão também disponíveis em video no site da VISÃO.

Exclusivamente online, para acompanhar no streaming, durante a hora do almoço, o chef Kiko Martins, colunista da VISÃO, vai explicar como se pode cozinhar com menos desperdício, numa conversa com Iva Pires, professora universitária especialista em sustentabilidade.

MEDIDAS DE SEGURANÇA
O evento, no enquadramento mágico da Estufa Fria, será ao vivo, e cumprirá escrupulosamente todas as regras de segurança recomendadas pelas autoridades. O espaço terá a capacidade da sala em versão bastante reduzida, garantindo assim os distanciamentos de segurança previstos por lei. O uso de máscara no interior e a desinfeção das mãos serão obrigatórios. O evento será também emitido em streaming no site da VISÃO e no Facebook.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Entradas: A entrada na Estufa Fria será gratuita e condicionada aos lugares disponíveis na sala. Os lugares serão atribuídos mediante a ordem de chegada. Não é possível reservar lugares antecipadamente. A entrada acontece pela porta principal da Estufa Fria, a saída por uma porta lateral junto ao edifício. Os distanciamentos previstos por lei estão assegurados em todas as zonas do evento.

Sessões e horários: A conferência acontece sábado (24) e domingo (25) e é dividida por três sessões diárias (Sábado: 10h00-13h00; 14h30-16h30; 17h30-19h30 // Domingo: 11h00-13h00; 14h30-16h30; 17h30-19h30 ) . Os participantes deverão apresentar-se 30 minutos antes do início de cada sessão para reservar o seu lugar. Consulte o programa abaixo.

É preciso ter VISÃO, pense VERDE!

Saiba mais sobre o VISÃO FEST VERDE aqui.

Como assistir e quais as medidas de segurança.

A bp está a compensar as emissões de carbono deste evento. Saiba mais em bp.pt

Para saber mais

Adira ao evento no Facebook

Assine a VISÃO, apoie o jornalismo, por apenas €6/mês.

ASSINE AQUI

Mais na Visão