Prós e Contras: Para que servem os TPC?
A conclusão surge num estudo, divulgado esta semana, sobre o valor atribuído pelos portugueses à educação, e promovido pela Fundação Belmiro de Azevedo, sob a coordenação de Patrícia Ávila, socióloga do ISCTE-IUL.
Os resultados indicam que os portugueses atribuem grande importância à educação – e que há apenas 26 por cento de pais que não ajudam as crianças nas suas atividades escolares. As razões é que não são sempre as mesmas: 7% afirmam que não o fazem por falta de tempo; 11% porque confessam que não o conseguem fazer; e 8% porque os filhos não precisam.
A variação está ainda muito relacionada com a escolaridade dos pais: se tiverem estudado até ao ensino superior têm duas vezes mais probabilidades de ajudar os filhos do que quem ficou pelo 2º ciclo do ensino básico. A diferença dispara para quase cinco vezes mais se os progenitores tiverem apenas o 1º ciclo.
No mais recente estudo da OCDE sobre o tema – O trabalho de casa perpetua desigualdades na Educação? de 2012 – o acentuar das desigualdades sociais é exatamente uma das conclusões. Mas não só: “Ficamos a saber que os nossos alunos de 15 anos têm em média menos uma hora de TPC diários do que os seus colegas, mas os mais novos passam mais horas de volta dos exercícios que levam para casa”, revela José Morgado, professor de Psicologia da Educação no Instituto Superior de Psicologia Aplicada.