Esta semana, o Olho Vivo, o programa de comentário político e económico da VISÃO, foi integralmente dedicado às eleições presidenciais do próximo domingo. Incerteza e risco são as palavras de ordem neste processo eleitoral. “Há um elefante na sala de porcelanas que é a pandemia. Causa imprevisibilidade, crispação, temor, e faz com que os ânimos mudem muito depressa de um dia para o outro. Vamos a votos no auge da pandemia e isso deixa muita coisa em aberto.”
O que seriam, noutras circunstâncias, favas contadas, podem agora não o ser. “Há muitos fatores em aberto. Uma segunda volta não é totalmente um cenário de ficção se a abstenção for enorme.”
“Esta é a primeira eleição em que temos um candidato de extrema direita a concorrer às presidenciais e onde o discurso xenófobo saiu para a campanha abertamente. E isso muda tudo – desperta paixões e ódios. Tem uma coisa boa: faz as pessoas regressarem à politica e voltarem a interessar-se.”
Nesta edição do Olho Vivo foi ainda analisada a campanha em várias categorias: o melhor, o pior, as frases, as supresas, os insólitos, os apanhados, os reis do zoom, entre outras.
Assista ao programa em video ou em podcast.
Ouvir em PODCAST