Putin não gostou, mesmo nada, do que Guterres disse em Moscovo. Muito menos Lavrov. E mais raivosos terão ficado com a visita do secretário-geral a várias localidades em redor de Kiev, totalmente destruídas, e onde se cometerem crimes de guerra inqualificáveis. O que Guterres sentiu, e expressou, e condenou, e exigiu uma investigação internacional, enraiveceu o senhor de Moscovo, que mandou disparar dois mísseis de longo alcance contra Kiev, no preciso momento em que estava reunido com Zelensky.
Uma coisa é ter a perceção da guerra, das atrocidades e da devastação, mas à distância, e outra o choque com a realidade. Os ucranianos vivem essa brutalidade todos os dias, e agora o secretário-geral da ONU está em condições de relatar, vigorosamente, o que viu nesta guerra impensável no Século XXI, como disse.
A ONU, desde há muito tempo, tem sido colocada num papel secundário, pelos membros permanentes, como Rússia, China e até EUA (com Trump), mas o peso mundial do secretário-geral, e das suas avaliações, e recomendações, poderá ajudar a Assembleia Geral a tomar decisões que seriam sempre vetadas no Conselho de Segurança. Guterres, que levou com dois mísseis em Kiev – só confirma a loucura ameaçadora de Putin – sabe bem com quem está a lidar. Estamos para ver no que vai dar o acordo de princípio para evacuar os civis na fábrica de aço, em Mariupol. Sendo mitómano, Putin é um mentiroso nato.
Agora, António Guterres tem o dever de perguntar à totalidade dos membros, o que querem fazer da ONU. Ou para que servirá, no futuro. Se o seu papel é apenas humanitário, e não um órgão pacificador e com capacidade de exigir o fim de uma guerra, e tomar medidas, então mudem-lhe o nome e a Carta. Lançar dois mísseis de longo alcance contra Kiev, naquele preciso momento, é a demonstração plena de que Putin não respeita ninguém, nada, nem coisa nenhuma. Era o que o secretário-geral precisava de saber e confirmar.
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.