No pior estilo Trump, acreditando que a Comunicação Social é o Twitter, com pouco mais de uma centena de carateres (letras, bem entendido), Rui Rio, o líder da oposição, e por natureza, um sempre potencial primeiro-ministro («potencial» disse), acha, objetivamente, que os 15 milhões que o Governo decidiu antecipar, em compra de publicidade institucional, aos media privados, é uma decisão inaceitável, injusta, discriminatória e revoltante. Uma vergonha, por isso. Estamos conversados.
O isolamento faz mal a Rio? Não sei, mas deve. Apresentou há umas semanas umas propostas, e depois disso, o PSD, tal como o Parlamento, que se vai reunindo, sabe-se lá para quê, nunca mais disse nada. Salvo seja: agora está contra os 15 milhões de publicidade institucional antecipada. É um exagero. Deviam ir para equipamentos médicos. Horrível.
Assim sendo, e para evitar a superficialidade angustiante de Donald, que exagera e mente todos os dias (não é o caso de Rui Rio, convenhamos), que tal consultar uns números? Saberá Rio, que anualmente, grosso modo, o Estado (desde editais a verdadeiros anúncios) gastava, antes da Covid-19, cerca de 50 milhões de euros em publicidade institucional? E que era o dobro antes da Troika? Percebeu Rio, que a medida é apenas uma compra avançada de um terço desses gastos? Está consciente o líder do PSD que existem milhares de OCS em todo o País, e em todos os meios? Claro que não, obviamente. Para Rio, na verdade, o Twitter é o órgão-de-comunicação-mais-do-que-perfeito. Não faz perguntas, não analisa, não revela, e não mexe. Melhor ainda: funciona sem jornalistas. Que democracia ideal. Perfeita. Completa.
E para evitar ser deselegante, ou até discriminatório, porque eles são bons, profissionais e independentes, já lhe passou pela cabeça, Dr. Rui Rio, que todos os dias, todos mesmo, meio milhão de euros são gastos nos Media estatais? Ou públicos, se quiser? Meio milhão de euros, todos os dias. Já se revoltou com isso? Já pediu para mandarem esse dinheiro para os hospitais? Mudava se um dia chegasse a Primeiro Ministro ? Responda no Twitter, já agora.
Mas antes disso, e para acabar a conversa, por acaso já interrogou a Autoridade da Concorrência porque ainda não processou, obrigou, e exigiu que as grandes plataformas agregadoras, como o Twitter, Google, Facebook, e outras, sejam obrigadas a pagar pelas cópias que usam, e abusam, dos Media profissionais?