Os departamentos de TI estão preocupados com o fornecimento e a manutenção de tecnologia empresarial robusta e segura; algo que se torna mais importante num ambiente focado nos dados. No entanto, as empresas hoje em dia operam dentro de um mercado altamente competitivo e a tecnologia pode ter agora um papel mais importante para trazer e manter talentos, assim como maximizar a produtividade da força de trabalho. Por isso, as escolhas feitas à volta da tecnologia empresarial são não só importantes numa perspetiva de segurança e funcionalidade, mas também devem ter um impacto significativo na motivação dos colaboradores. Por outro lado, pode melhorar o desempenho geral do negócio e cultivar o crescimento.
Definindo o relacionamento com os colaboradores
Um colaborador satisfeito poderá trabalhar as horas para a qual foi contratado sem reclamar, no entanto, não correrá a milha extra para a empresa. Mas um colaborador motivado não trabalha apenas pelo pacote salarial, ou para receber a próxima promoção, mas também rumo pelos objetivos da empresa. Quando os colaboradores estão motivados, eles não fazem apenas o seu trabalho, eles preocupam-se com o trabalho.
Colaboradores motivados demonstram ser mais produtivos. De acordo com a Gallup, as empresas ou departamentos que obtêm os melhores resultados nas métricas de relacionamento, relatam atingir mais 21% de lucro do que aqueles que ocupam o quartil mais baixo. Da mesma forma, a AON afirma que com apenas um aumento de cinco pontos percentuais no relacionamento dos colaboradores a receita da empresa pode aumentar até três pontos percentuais.
Logo, colaboradores motivados podem ter um impacto positivo no sucesso da empresa e devem enquadrar-se em qualquer estratégia de negócio. A motivação dos colaboradores também é uma força positiva num mercado que está a ser transformado pela disrupção digital, o qual desencadeou uma escassez de recursos com determinadas capacidades e trouxe incertezas dentro da força de trabalho. Atrair e motivar colaboradores qualificados é um desafio cada vez maior, e as empresas precisam implementar várias táticas para garantir que têm a equipa certa e que conseguem mantê-la.
TI, hardware e o colaborador motivado
A pergunta é, qual é o papel que o TI deve desempenhar para a atrair e manter o talento numa organização?
À medida que o mundo se torna mais digital e os dispositivos desempenham um papel cada vez maior na vida quotidiana, um fator cada vez mais relevante na aquisição de talentos e na motivação dos colaboradores é a tecnologia empresarial. Segundo a Microsoft, a esmagadora maioria (93%) da geração millenial declara que, para aceitar um emprego é essencial que uma empresa possua tecnologia, serviços e soluções de última geração. Já a Ultimate Software relata que um em cada três colaboradores demitir-se-ia se tivesse de utilizar tecnologia mais antiga.
De acordo com a AON, a disponibilização de infraestrutura, o qual inclui tecnologia e processos de colaboradores, é o quinto maior fator global para melhorar a relação dos funcionários. A AON acrescenta que no ano passado na Europa, a disponibilização de infraestruturas alcançou o maior crescimento em importância de qualquer um dos cinco principais fatores para a motivação dos funcionários, um aumento de quatro pontos percentuais.
Para se gerar relacionamento, o colaborador deve sentir que a tecnologia que utiliza permite que ele execute o trabalho com eficiência. Os colaboradores preocupam-se com os dispositivos e com a infraestrutura que a empresa utiliza. A expectativa está a ser elevada pelo rápido desenvolvimento de dispositivos e tecnologia direcionados para os consumidores. Este consumo da tecnologia faz com que os colaboradores esperem dispositivos elegantes da mais alta qualidade, bem como soluções como plataformas de computação em cloud que permitem que trabalhem facilmente onde estiverem. Isto amplifica-se com a chegada das gerações mais jovens ao mundo do trabalho, muitas das quais estão acostumadas a usar estas tecnologias nas vidas pessoais desde tenra idade.
É por este motivo que quem toma as decisões de TI tem um papel importante para ajudar a impulsionar o sentimento de valorização dos colaboradores. Ao fornecer uma infraestrutura corporativa e ao investir em dispositivos, é importante levar em consideração os recursos funcionais básicos, como a segurança, fiabilidade e conectividade; mas também características “mais mundanas”, como a portabilidade, o formato e o design ergonómico e estético. Afinal de contas, estes são os fatores pelos quais um consumidor julgaria um portátil, portanto, os mesmos critérios devem ser aplicados aos dispositivos que vão ser utilizados pelos colaboradores todos os dias.
Investir no futuro
Quando existir disponibilidade de orçamento, os dispositivos corporativos devem ser atualizados regularmente. Isto permite que os funcionários aproveitem a mais recente gama de recursos tecnológicos. Além disso, ao oferecer aos novos colaboradores da empresa um dispositivo novo, e não um em segunda mão, demonstra ao colaborador o quanto a empresa o aprecia.
Sejam colaboradores novos ou seniores, as empresas que conseguem motivar a força de trabalho aumentam a oportunidade de ter a experiência e o conhecimento que precisam num cenário digital em rápida mudança. Ao investir na disponibilização de infraestrutura corporativa e em dispositivos que sejam acima do normal, o departamento de TI pode dar um impulso essencial no relacionamento dos colaboradores e colher os benefícios do crescimento geral do negócio.