Organizações e Pessoas
Poderá a Sustentabilidade Ambiental ser um fator de atração de talento?
"Parece que as organizações estão a ganhar consciência sobre os desafios que um desenvolvimento sustentável acarreta para os seus modelos de negócios." A opinião de Francisco Cesário e de Mafalda Pinto Coelho, do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)


Transferência da formação: o que separa o aprender do aplicar
"No entanto, parece subsistir um paradoxo – enquanto que, no plano organizacional, a formação tem uma imagem muito positiva, no plano individual, as dúvidas e o ceticismo tendem a persistir." A opinião de Miguel Faro Viana, na coluna sobre Organizações e Pessoas, do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)

Em tempos de incerteza, como conciliar o bem-estar afetivo e o desempenho no trabalho?
"Num tempo em que as mudanças tecnológicas e outras têm vindo a alterar os contextos de trabalho a um ritmo imprevisível, quem não se tem questionado sobre a maneira de conciliar o nível de desempenho requerido com a sua qualidade de vida no emprego?" A opinião de Afonso Pato e António Caetano, na coluna sobre Organizações e Pessoas, do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)


O silêncio também fala: silêncio em contexto de trabalho
"O estudo do silêncio em contexto de trabalho ganhou importância quando foi definido como um fenómeno distinto da ausência da voz. Assim, o silêncio é mais do que a ausência da voz." A opinião de Ana Sabino, na coluna sobre Organizações e Pessoas, do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)

Desempenhando uma tarefa num espaço partilhado ou isolado da presença de outros?
Hoje, são inúmeros os estudos que documentam um desempenho mais rápido na presença de outros, sendo o efeito referido de Facilitação Social (um fenómeno generalizado a humanos e não humanos). Porém, o executar mais rapidamente uma tarefa em presença de outros não indica que a executemos melhor. A opinião de Teresa Garcia-Marques, na coluna sobre Organizações e Pessoas, do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)

“Todos viram e ninguém fez nada!” – A apatia social em situações de emergência
"Há poucos meses, o fotógrafo suíço René Robert faleceu de hipotermia depois de ter ficado caído durante horas na sua rua, num dos bairros mais movimentados de Paris. A onda de indignação contra a “indiferença” daqueles que terão passado por René sem lhe prestar auxílio fez-se sentir nas redes sociais. Nada de novo para a Psicologia social, pode dizer-se." A opinião de Ana Cristina Carvalho Martins, na coluna sobre Organizações e Pessoas, do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)

Entre corujas e madrugadores: a importância do cronótipo
"Existem diferenças individuais que levam a que as pessoas tenham preferências distintas por realizar atividades de manhã (os matutinos) ou mais tarde (os vespertinos). A tendência relativa ao horário preferido para dormir ou estar ativo denomina-se cronótipo. Este vai além de uma simples propensão ou preferência, tendo, também, uma base fisiológica." A opinião de Filipe Loureiro, na nova coluna sobre Organizações e Pessoas, do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)

Conciliar a vida pessoal e familiar com a vida profissional: sonho ou possibilidade?
"Este não é um tema de interesse exclusivo dos colaboradores, mas também das organizações. Existe evidência de que os níveis de conciliação entre os tempos de trabalho e extra-trabalho se relacionam com o desempenho individual e naturalmente com os resultados e a sustentabilidade das organizações." A opinião de Pedro Hasse-Ferreira, na nova coluna sobre Organizações e Pessoas, do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)

À procura do talento - temporada 2
"Como vários estudos deixam claro, o conceito de carreira tradicional tende a desaparecer. Para esta nova geração, o que é relevante é o querer gerir a sua própria carreira". A opinião de Francisco Cesário, na nova coluna sobre Organizações e Pessoas, do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)

Entrevistas de seleção: arte ou ciência?
"Muitos de nós já passámos por processos de recrutamento e seleção, em que fomos entrevistados. E quem não tentou impressionar o entrevistador para conseguir aquele lugar que lhe iria transformar a vida?" A opinião de Rui Bártolo Ribeiro, na nova coluna sobre Organizações e Pessoas, do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)

Empresas familiares: o que as distingue?
"Em Portugal estima-se que mais de 70% das empresas sejam empresas familiares. Sendo responsáveis por 65% dos empregos, e por mais de 50% da contribuição do setor privado para o PIB nacional". A opinião de Duarte Pimentel, na nova coluna sobre Organizações e Pessoas, do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)

Liderança Negra: O que é e como se revela?
"É possível que estas pessoas com elevados níveis de tríade negra alcancem mais facilmente cargos de liderança? Estudos recentes sugerem que “Sim!” A opinião de Ana Sabino, na nova coluna sobre Organizações e Pessoas, do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)

Viver com o novo acessório: a máscara
"Já lá vai o tempo em que associávamos o tapar a face ao não querer ser reconhecido." A opinião de Teresa Garcia-Marques, na nova coluna sobre Organizações e Pessoas, do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)
