As primeiras informações e imagens do Jaguar XJ geração 2016 já são conhecidas.
Esteticamente, o novo XJ apresenta uma grelha de maiores dimensões e mais vertical, enquanto as alhetas cromadas esculpidas das entradas de ar laterais realçam o carácter maduro e ilustre do veículo. Os faróis full-LED realçam o design de parábolas duplas das berlinas desportivas Jaguar. Os faróis em LED melhoram a visibilidade e conforto do condutor, em complemento a uma maior eficiência energética.
Os novos farolins traseiros em LED e as ponteiras de escape ovais completam o novo design desta berlina.
O design interior do XJ foi também elevado. O novo Portfolio está equipado com bancos acolchoados em couro suave, com costuras em forma de diamante e encostos de cabeça com acabamentos Figured Ebony.
O Autobiography, a nova variante do modelo XJ 16MY, estará disponível com o chassis Long Wheel Base. O seu design exterior poderá ser identificado pelas entradas de ar cromadas incorporadas no para-choques dianteiro e pelas jantes Mataiva de 20 polegadas. O habitáculo será distinguido por uma placa identificativa Autobiography, bancos acolchoados em couro semi-anilina com costura contraste, interior revestido em couro com acabamentos em carvalho, grelhas de ventilação e proteção da soleira da bagageira realizados em aço inoxidável brilhante.
A nova versão R-Sport irá dispor de proteções das embaladeiras, um splitter dianteiro de três componentes, grelhas laterais e um spoiler traseiro novos. A grelha, o painel inferior traseiro e os frisos das janelas irão apresentar um acabamento preto brilhante. Este modelo irá incluir jantes Venom de 20 polegadas. O interior equipado com bancos desportivos, irá contar com um volante e logótipos R-Sport, revestimento Jet e acabamentos Piano Black.
A gama XJ
A gama XJ da Jaguar será composta pelas seguintes versões: XJ Luxury, XJ Premium Luxury, XJ Portfolio, XJ R-Sport, XJR e XJ Autobiography.
A nova gama de motores é composta pelo Diesel de 3,0 litros, com 300 CV; pelo motor de 3,0 litros V6 a gasolina com 340 CV; e no topo da gama encontramos o potente V8 de 5.0 litros a gasolina na sua versão de 550 CV. Tanto o motor de 3,0 litros como o 5,0 litros são acoplados à caixa automática de oito velocidades e disponibilizados com tração traseira enquanto o motor V6 3.0 a gasolina de 340 CV está disponível com tração integral.
O último motor V6 diesel de 3,0 litros cumpre agora a norma Euro 6, desenvolve um binário de 700 Nm, permitindo ao XJ acelerar de 0 a 100 km/h, de acordo com os valores divulgados pela marca, em 6,2 segundos, com emissões de CO2 de 149 g/km no ciclo combinado europeu.
A sensação de performance é maximizada pelo V6 diesel de última geração. Este motor beneficia de sistemas Common Rail e turbo compressor mais sofisticados, aumentando a potência e o binário máximo de 275 CV e 600 Nm para 300 CV e 700 Nm.
Motores a gasolina: potentes, requintados e eficientes
O novo XJ disponibiliza também a gama convencional de motores V6 e V8 a gasolina produzidos integralmente em alumínio. Integram todos sistemas de injeção direta de combustível, distribuição variável, sobrealimentação e sistemas Stop-Star. O V6 Supercharged de 3.0 litros desenvolve 340 CV e 450 Nm e está disponível com tração integral. A opção topo de gama continua a ser o V8 de 5.0 litros com 550 CV e 680 Nm.
O XJ está equipado com InControl Touch Pro, um novo sistema de informação e entretenimento. Concebido pela Jaguar e construído com base num processador Intel quad-core, um disco SSD de 60 Gb e uma rede Ethernet da nova geração, InControl Touch Pro é capaz de gerir quantidades massivas de dado e promete ser intuitivo e fácil de utilizar. O elemento central é um ecrã táctil de oito polegadas. Conforme sucede com os smartphones, o ecrã inicial pode ser personalizado: as imagens podem ser utilizadas como fundo de ecrã e podem ser utilizados widgets para proporcionar acessos diretos a diferentes aplicações.
O novo Jaguar XJ 16MY já se encontra disponível para encomenda a partir de 101.889€ e as primeiras unidades irão chegar a Portugal no outono de 2015.