A Mazda revelou as suas propostas nascidas segundo a égide do design KODO – A Alma do Movimento e com os mais recentes avanços da Tecnologia SKYACTIV.
Serão cinco os novos modelos com estreia marcada até ao final de 2015.
A VISÃO Motores esteve presente na LX Factory, em Lisboa, para conhecer os novos Mazda 2, e CX-5.
Luis Morais, Director Geral da Mazda Motor de Portugal, fez questão de referir que “não iremos ficar por aqui”.
Mazda2 – Um concorrente de peso para o segmento B
O novo Mazda 2 parece um automóvel maior, adotando diversos conteúdos interiores, como o head-up display (estreia na classe), o sistema MZD Connect de conectividade via smartphone, o ecrã tátil de sete polegadas.
Sob o capot, o Novo Mazda 2 contará, na primeira fase, com o bloco SKYACTIV-G 1.5 a gasolina, com três níveis de potência – 75, 90 e 115 CV – Em conjunto com propostas renovadas SKYACTIV em termos de transmissões, chassis e carroçarias. Destaca-se, ainda, a inclusão de diferentes sistemas de segurança ativa, tais como o Blind Spot Monitoring (BSM) com Rear Cross Traffic Alert (RCTA).
No decurso do segundo semestre, o modelo passará, também, a contar com um novo motor diesel.
Para Portugal, a Mazda volta a adoptar três níveis – Essence como patamar de entrada para a variante de 75 CV, Evolve com conteúdos intermédios para o motor de 90 CV e Excellence no topo da gama, associado ao bloco mais potente, de 115 CV – todos eles a poderem ser complementados com os também habituais packs Navi (sistema de navegação) e High Safety (BSM – Blind Spot Monitoring, High Beam Control, Chave Inteligente, luzes de LED, luzes diurnas LED e ADD – Active Drive Display), individualmente ou em conjunto.
A gama de preços inicia-se nos 13.430,35 euros da variante Mazda2 1.5 SKYACTIV-G (75 cv) Essence, com pintura sólida, até aos 20.411,81 euros do Mazda2 1.5 SKYACTIV-G (115 cv) Excellence com os Packs High Safety, Navi e Pintura Metalizada.
Mazda 6 coloca concorrentes premium de olhos em bico
O Mazda 6 não deixa ninguém indiferente! E se a anterior geração não foi muito consensual, em termos estéticos, o novo modelo tem a ambição de colocar em sentido alguns modelos concorrentes do segmento premium. O design KODO, a tecnologia SKYACTIV, de baixo peso, e o habitáculo moderno, ajudam o condutor a tirar o máximo partido em termos de conetividade e entretenimento.
No exterior, o Mazda 6 conta com novas ópticas full-LED integradas na nova assinatura luminosa da frente e da traseira, bem como uma frente mais robusta, com a asa de assinatura mais proeminente e também jantes redesenhadas.
Em termos mecânicos é proposto um novo bloco diesel com a mais recente geração do sistema all-wheel drive (AWD) da Mazda, integrando um sistema de aviso de perda de tracção das rodas da frente. Neste capítulo, o modelo estreia-se na variante de 175 CV do bloco SKYACTIV-D 2.2, complementando a continuidade da versão de 150 CV.
Também a suspensão foi redesenhada para maior suavidade, melhor conforto, aumento da estabilidade e melhor resposta da direcção.
Em termos de gama mantêm-se os mesmos três níveis – Essence, Evolve e Excellence – a complementar três pacotes de conteúdos: Pack Leather (bancos dianteiros eléctricos, com memória no banco do condutor, apoio lombar eléctrico, e em pele preta; pode ser especificado com pele beije), Cruise Pack (Radar Cruise Control), Pack Navi (sistema de navegação) e ainda o teto de abrir eléctrico, acrescendo a possibilidade de se optar por uma das cores metalizadas.
Mais abrangente, decorrente da opção entre a carroçaria de 4 portas (sedan) e carrinha (wagon), o leque de preços inicia-se nos 34.375,09 euros da variante Mazda6 2015 4P 2.2 SKYACTIV-D (150 cv) Essence, com pintura sólida, até aos 49.504,50 euros do Mazda6 2015 SW 2.2 SKYACTIV-D (175 cv) Excellence com todos os packs acima e a Pintura Metalizada.
Mazda CX-5 – O best-seller da marca na Europa
Aquele que rapidamente se tornou no modelo mais vendido da Mazda na Europa, apresenta agora, nesta geração 2015, uma nova evolução em termos da própria Marca, decorrente da atenção que a Mazda deu às sugestões apresentadas pelos seus clientes.
A grelha dianteira está mais imponente, luz LED à frente e atrás e jantes redesenhadas, o modelo viu-se dotado de renovados níveis de suavidade em estrada, fruto das melhorias implementadas na suspensão e amortecedores, reforços de isolamento acústico e vidros mais grossos.
O CX-5 está disponível com as mais recentes tecnologias Mazda, como o intuitivo sistema de conectividade MZD Connect, um ecrã tátil de sete polegadas e um comando rotativo redesenhado para controlo dos diferentes sistemas, numa tendência transversal a toda a sua gama. Nos conteúdos de segurança ativa passam a incluir-se o Advanced LED Headlights (ALH) e Driver Attention Alert (DAA), estreando-se no CX-5 os sistemas Smart Brake Support (SBS) e Mazda Radar Cruise Control (MRCC).
Os motores disponíveis são o SKYACTIV-D 2.2 (150 e 175 CV). A transferência de potência faz-se ao eixo da frente (FWD) ou ás quatro rodas (AWD), através das transmissões SKYACTIV-MT ou SKYACTIV-Drive, respectivamente manuais ou automáticas.
Essence, Evolve e Excellence são, de novo, as três propostas de equipamento apresentadas.
Os preços iniciam-se nos 31.711,20 euros da variante Mazda CX-5 2015 FWD 2.2 SKYACTIV-D (150 CV) Essence, com pintura sólida, até aos 49.964,04 euros do Mazda CX-5 2015 AWD 2.2 SKYACTIV-D (175 CV) Excellence com todos os packs, mais a Pintura Metalizada.
Resta, agora, aguardar a chegada dos novos CX-3 e MX-5 que prometem dar que falar ao longo dos próximos meses!