Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Filipa Namora

Filipa Namora

ARQUITETURA E INTERIORES

Cores e tendências de decoração para 2019

Já é possível avançar com algumas das tendências que vêm aí. Garanto-vos que se 2019 tivesse um sabor, seria algo como salted caramel, timeless and warm.

O ritual é sempre o mesmo. Dezembro é um mês que aproveitamos para fazer uma retrospetiva sobre o ano e nos preparamos para a mudança. E com alguma pujança estabelecemos novos desafios e metas.

Ano novo, vida nova! Em muitos casos, é também sinal de novos passos, comprar casa ou até mesmo remodelar o existente. Neste sentido, já é possível avançar com algumas das tendências que vêm aí. Garanto-vos que se 2019 tivesse um sabor, seria algo como salted caramel; timeless and warm. Bem... penso que acabei de ser bastante clara! Sou uma apaixonada por tons terra e guess what!!! 2019 será mesmo isso tudo. Uma união clara com a Natureza.

Para começar, a cor selecionada pela Pantone 2019 é a cor Living Coral. Vibrante e suave, ela proporciona conforto em ambientes e incorpora o desejo pela expressão lúdica.

O seu tom cai bem em sofás, no entanto, deixo a sugestão para a usar sobretudo em poltronas, cadeiras, papel de parede, abajures ou almofadas.

Como disse anteriormente, esta cor que está ligada à Terra Mãe. Concomitantemente, um dos materiais que também irá ser bastante usado será a madeira, em peças como mesas, iluminação ou cadeiras. Em suma, é o resultado de um jogo de cores e texturas repleto de equilíbrio e conforto visual. Deixo aqui algumas sugestões de candeeiros que acompanham na perfeição esta trendy. Aproveito para dizer que este tipo de material em iluminação aquece qualquer espaço, seja uma casa, restaurante, hotel...

Bom, se está a pensar que acessórios dourados se inserem bem dentro destes ambientes, então é sinal que já está a entrar na onda. Esse, de facto, é mais um elemento que chegará com força e que conjugado com a planta de eucalipto, em arranjos, completa todo o cenário tornando-o confortável.

Espero que gostem desta nova tendência. Aproveito para dizer que janeiro é sempre um mês muito especial para mim, pois é quando todos os anos vou à primeira feira de Decoração em Paris. Assim, tenho a certeza que na próxima rubrica vou aprofundar ainda mais este tema. Um bom ano a todos e bom regresso à realidade.

Filipa Namora

Filipa Namora

ARQUITETURA E INTERIORES

Natural do Porto, Filipa Namora (1986) é mestre em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Divide a sua atividade profissional entre a arquitetura e, sobretudo, design de interiores. Neste âmbito, tem desenvolvido diversos projetos em várias cidades do país, incluindo espaços de hotelaria (de um hotel centenário em São Pedro do Sul a alojamentos locais de gama média-alta no Porto), bares, restaurantes e várias moradias de luxo. Em cada projeto aposta na autenticidade do espaço e tenta criar uma atmosfera de charme, requinte e conforto. Odeias clichês e não dispensa um bom copo de vinho.