
2019 foi, provavelmente, o ano em que os jovens mais leram e ouviram falar sobre a urgência em proteger o Planeta. No que toca à alimentação, a ONU apontou os insetos como uma das alternativas à produção intensiva de gado, altamente poluente. Insetos crocantes, salada de algas, omeletes sem ovos e carne criada em laboratório são só alguns dos alimentos alternativos que estão a ser estudados, em todo o mundo (e também em Portugal), e dos quais falamos no tema principal de novembro, que os jovens leitores aí em casa vão, com certeza, «devorar».
Toda uma revista para descobrir
Tratada a comida, falamos da digestão, e propomos aos mais novos a leitura do artigo «Intestinos: o segundo cérebro». Será que eles sabem que o nosso intestino nos protege de doenças e ajuda ao funcionamento do cérebro?
Com o cérebro a funcionar e os sentidos bem alerta: é assim que os miúdos devem ir no caminho para a escola, certo? Para os ajudar nesta aventura, a VISÃO Júnior criou uma fotonovela (um formato diferente, mas bastante útil, verá) que lhes explica os cuidados a ter quando vão para a escola sozinhos. Assim, a aventura vai tornar-se menos penosa – até para si.
Além disto, há muito para descobrir durante o mês do São Martinho: um dia na história viaja até 10 de novembro de 1961, o dia em que o Salazar mandou abater um avião da TAP; duas páginas com os maiores vilões do cinema; um desafio espetacular para os fãs de Jeff Kinney e ainda o convite dos investigadores do Planetário do Porto para mais uma iniciativa gratuita Iastro Júnior.
Passatempos de novembro
Este mês, oferecemos 4 livros «Sophia, a menina do mar» – que vêm mesmo a tempo do centenário do nascimento da autora –, 5 livros «O Diário de um Banana 14 – De-mo-li-ção» e, a surpresa do mês: 4 robôs Clementoni.
Terminamos com uma ótima notícia: até ao final do ano, ao assinar a revista VISÃO Júnior com a campanha LER E VIVER, pode usufruir de dezenas de experiências à escolha no valor equivalente ao da assinatura. Há muitos desportos radicais, entradas em museus ou escape rooms, parques temáticos ou quintas pedagógicas para visitar. Saiba mais aqui.
Até breve e boas leituras!