Cinema
Filme português nomeado para os Oscars
Pela primeira vez na História um filme português foi nomeado para os Oscars. Trata-se da curta-metragem de animação Ice Merchants, do jovem João González
MotelX: Sem medo de não meter medo
Um livro sobre a história obscura do cinema de terror português, as estreias dos últimos filmes de Nuno Beato, Federico Serra e Dário Argento, homenagens a Paulo Branco e Bernardo Sassetti, clássicos do cinema mudo revisitados e uma competição nacional forte fazem o MotelX, que decorre de 6 a 12 de setembro, no São Jorge e outros espaços de Lisboa.
Espreitar o futuro
Mar Infinito é um objeto raro e difícil de identificar. Um filme de ficção científica português. Ou mais do que isso. Entrevista com o realizador
Lisboa depois dos turistas
Em Do Bairro, Diogo Varela Silva vais às coletividades de Alfama e Mouraria para nos oferecer um olhar sobre reflexivo de uma cidade fantasma, em plena pandemia. Entrevista com o realizador
Fernando Galrito: O mundo na animação
Breve encontro com Fernando Galrito, diretor do festival de cinema de animação Monstra
KINO: cinema em alemão no São Jorge
A 19.ª edição do festival de cinema alemão KINO terá lugar no São Jorge entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro
Entrevista com Adriano Mendes
"A ideia é que o filme também percorra 28 horas na vida dela. Não é explícito, aquilo se calhar até pode parecer uma semana."
Anoiteceu em Anarene
Morreu em Los Angeles, com 82 anos bem vividos, Peter Bogdanovich (Kingston, Nova Iorque, 1939), um homem que, na opinião de John Ford, só sabia fazer perguntas e um dos mais importantes cineastas norte-americanos do nosso tempo. Como se tentará provar, começando com uma afirmação genérica que também é de princípio:
No Paraíso canta-se Chico e Caetano: entrevista com Sérgio Tréfaut
Entrevista com Sérgio Tréfaut, a propósito do documentário Paraíso
Be Your Selfie
Diogo Costa Amarante fala sobre a sua exposição Be Your Selfie, patente na Galeria Solar, em Vila do Conde, até 28 de agosto
Manuela Serra: um elo perdido do cinema português
Com 36 anos de atraso estreia-se finalmente em sala, em cópia restaurada, dia 17, em Lisboa, Porto e Coimbra, O Movimento das Coisas, o primeiro e único filme de Manuela Serra. Em conversa com o JL, a realizadora, que afirma ter sido vítima de assédio sexual e de preconceitos de um meio dominado por homens, mostra-se satisfeita por este reconhecimento tardio, mas não esconde a angústia pelos filmes que ficaram por fazer
Sexo e revolução
Entrevista com José Filipe Costa, a propósito da estreia do filme Prazer, Camaradas
Sete destaques do Festival de Roterdão
O Festival de Roterdão, um dos mais importante da Europa, terminou a sua edição online no início de fevereiro. Destacamos sete momentos de bom cinema
Nheengatu para principiantes
José Barahona faz uma jornada pela Amazónia em busca da língua nheengatu, mas acaba por encontrar vários povos indígenas, em luta pela sua identidade e em defesa de uma floresta essencial para eles e para o mundo. Nheengatu – A Língua da Amazónia, abre o DocLisboa, dia 22, às 21 e 30, na Culturgest. É o regresso ao festival de um realizador que tem dividido a sua carreira entre o Portugal e o Brasil, e entre o documentário e a ficção, como obras como Estive em Lisboa e Lembrei de Você (2016), O Manuscrito Perdido (2010), Pastoral (2004) ou Sophia de Mello Breyner Anderson (2001)
O filme de João Botelho lido pelo pessoano Fernando Cabral Martins
O Ano da Morte de Ricardo Reis, livro em que Saramago transforma o heterónimo de Pessoa em personagem, foi adaptado ao cinema por João Botelho. O prof. Fernando Cabral Martins faz uma leitura do livro e do filme
Conselhos da Noite: O que se passa em Braga
Uma viagem à Braga contemporânea num filme de José Oliveira
Monstra: Uma animação lá em casa
O melhor da animação para ver num sofá perto de si... A Monstra deste ano é online
As escolhas de José Vieira Mendes
Ao longo do 40.º ano do JL, promovemos um inquérito para apurar os livros, filmes e álbuns que mais marcaram as últimas quatro décadas. Conheça aqui as escolhas de José Vieira Mendes