Não vale a pena teimar com eles. Por isso se insistem que o melhor sistema eleitoral é aquele em que um partido com 12 % elege um deputado, enquanto outro, com apenas 4,5 % alcança os 56 deputados, é melhor não os contrariar.
E deixá-los convencerem-se de que é perfeitamente normal que 99 mil votos resultem em dois deputados, e três milhões e 800 mil em apenas um. De resto, o UKIP, o partido ultranacionalista que foi o mais prejudicado com o sistema nem sequer se queixou: seria altamente contraditório que um partido ultraconservador e antieuropeista considerasse o sistema europeu mais justo.
Tudo certo, portanto. Eles são insulares que se entendam. Mas sinto que isto prejudica de alguma forma o Official Monster Raving Loony Party (OMRLP), que, apesar dos seus quase 4 mil votos, não conseguiu sequer eleger um quinto de deputados, muito embora alguns dos seus membros torcessem pelas eleições da unha do dedo indicador esquerdo.
Num momento de grande crispação na sociedade britânica, que conjuga uma expectável cisão do Reino Unido com uma progressiva desconfiança da União Europeia, o OMRLP apresentou como grande bandeira a criação da moeda de 99 cêntimos. No manifesto versam outras propostas inovadoras, como a colocação de um grande espelho no céu para alimentar os painéis solares durante a noite, ou prender um cabo na traseira dos automóveis para poupar gasolina no regresso a casa.
O OMRLP foi a 26.ª força política mais votada num universo de mais de 70 partidos. Nada que os envergonhe. Até porque nada os envergonha. Não é nenhum epifenómeno. O partido foi fundado em 1983, pelo músico David Sutch, também conhecido por Screaming Lord Sutch. Como antecedente. o Teenager Party que nunca pôde ser oficializado porque a idade mínima de voto em Inglaterra era os 21 anos. Mas também tem uma sólida inspiração nos Monthy Python.
Recentemente, o OMRLP sofreu um forte abalo, quando um dos seus mais influentes membros decidiu sair para formar um outro partido. Já deviam ter aprendido que a desunião desfaz a força. Pode ser que nas próximas eleições o OMRLP se junte ao Pirate Party e ao Above and Beyond para formar uma plataforma.