A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa subscreveu cerca de 20 mil assinaturas de meios de referência nacionais, para serem atribuídas a novos leitores, apoiando assim a leitura de fontes de informação credível e rigorosa, um bem essencial para os tempos excepcionais que se vivemos.
Esta iniciativa da Santa Casa inclui assinaturas, em papel e digital, de sete meios de informação generalista e um desportivo – VISÃO, Público, CM, DN, JN, Expresso, Observador e A Bola. Nesta parceria com a Santa Casa, caberá a cada meio operacionalizar a atribuição das assinaturas a diferentes públicos e instituições.
No âmbito desta parceria, serão oferecidas 2350 assinaturas da VISÃO a estudantes das Universidades Sénior do País, numa parceria com a RUTIS, uma associação sem fins lucrativos que liga em rede estes estabelecimento de ensino para pessoas com mais de 50 anos. Os alunos serão identificados pela associação, que atribuirá as assinaturas digitais aos primeiros inscritos na Universidade Sénior Virtual – um projeto que estreará na próxima semana – e as de papel aos que, pelas circunstâncias pessoais ou idade, se vejam obrigados a confinamentos mais desafiantes.
Este projeto da Santa Casa visa promover mais e melhores hábitos de leitura, sensibilizando os cidadãos para a importância da subscrição de jornais e revistas como fonte de informação credível. Ao mesmo tempo, a Santa Casa vai também ao encontro das necessidades mais urgentes dos meios de comunicação social, que nesta altura viram as suas receitas publicitárias reduzir-se consideravelmente.
“Hoje, mais do que nunca, o jornalismo deve ser reforçado na sua missão de informar, para que os cidadãos tenham sempre esse farol de referência, porque só assim se poderá superar, de forma consciente e eficaz, os enormes desafios sociais que Portugal irá enfrentar nos próximos meses”, explica a Santa Casa.
Com este projeto, a instituição reforçou a estratégia que tem vindo a desenvolver nos últimos dois anos de estabelecer sinergias e parcerias com diferentes grupos de comunicação social. “No âmbito da sua missão, cada vez mais abrangente na sociedade portuguesa, a Misericórdia de Lisboa considera que o direito de informar e ser informado é uma necessidade que não pode ser descurada, sobretudo numa altura como esta”, esclarece.
Esta iniciativa pode também ser pioneira num movimento que pode ser replicado por outras empresas, entidades e associações nacionais. “Esperamos poder inspirar outras entidades e empresas para a importância da informação jornalística e de esta poder chegar a cada vez mais pessoas”, pode ler-se no comunicado.
Também a imprensa regional, que é um veículo fundamental de comunicação com uma parte considerável da população em Portugal, é contemplada neste projecto, com os Jogos Santa Casa a assumirem o compromisso de reforçar o investimento publicitário nesses meios durante este ano.