As mulheres são quem mais está a faturar no grupo Remax Portugal. Um estudo feito pela rede imobiliária sobre o perfil e faturação dos colaboradores mostra que em 2020, o terceiro melhor ano da rede apesar da pandemia, houve mais mulheres a faturar e a transacionar do que homens: das 6.118 pessoas que faturaram e das 5.935 pessoas que concretizaram pelo menos uma transação, cerca de 53-54% são mulheres.
No início do segundo trimestre de 2021, a rede RE/MAX contava com um total de 10.956 pessoas distribuídas por diferentes funções (dos quais 8.959 consultores) e nas várias regiões do país, das quais 5.852 são mulheres (53,4%).
“Desde 2018 em que houve uma grande integração de mulheres e os números têm vindo sempre a crescer. As remaxianas, como as chamamos, têm em média 44 anos, quase todas têm formação superior e são mesmo muito empreendedoras: sabem muito e o que não sabem aprendem rápido”, salientou à Visão, Beatriz Rucio, CEO da Remax Portugal e a única mulher a liderar um grande grupo imobiliário em Portugal.
No estudo apurou-se ainda que no TOP 1000 dos melhores vendedores da Remax (faturação anual brutal acima dos 110 mil euros) em 2020, cerca de 48% são mulheres que fecharam durante o ano passado, 29 transações, em média.
O estudo demonstrou ainda que está a crescer o número de mulheres que quiseram abrir a sua própria agência (tornando-se brokers na gíria imobiliária): são 148 (cerca de 33% do totsl de 454 brokers da rede).
“Claramente lideram a coordenação das várias agências RE/MAX com quase 97% das posições”, refere o estudo, realçando que nestas funções estão 406 mulheres de um total de 420 profissionais com estas funções.
“A característica principal das mulheres é saber gerir as equipas. A gestão emocional hoje em dia é fundamental no mundo em que vivemos e as mulheres fazem-no muito bem. Lidar com muitas pessoas, cada uma com a sua individualidade, requer uma grande capacidade de gestão emocional, principalmente quando são equipas grandes”, diz Beatriz Rubio, realçando a importância destes resultados em contexto de pandemia, quando se sabe que as mulheres, ao trabalho habitual, ficaram ainda mais sobrecarregadas com a gestão da casa e dos filhos.
A empatia entre as mulheres (a consultora e a potencial compradora) no processo de compra acaba por ser um trunfo natural para as consultoras, diz a CEO da Remax. “A verdade é que quem decide a mudança de casa e a compra de uma nova quase sempre são as mulheres. E também são elas que sabem exatamente o que querem numa habitação por isso é fácil estabelecer essa afinidade que, julgo, tem contribuído para estes bons resultados” salientou ainda Beatriz Rubio, lembrando que “a história da rede RE/MAX tem-se pautado pelo equilíbrio entre homens e mulheres, pela harmonia entre o trabalho realizado por uns e por umas, pela quase simetria nos sucessos alcançados”.