O setor hoteleiro está focado em encontrar soluções para a situação complexa pela qual está a passar. Um estudo divulgado pela consultora Worx mostra que há cada vez mais unidades a criar soluções híbridas que permitam reunir teletrabalho e lazer, criando uma nova funcionalidade aos hotéis.
“Perante a acentuada quebra no turismo, e após o final do verão, tornou-se prioritário encontrar alternativas de rendimento por forma a combater a baixa taxa de ocupação. Mas não só. As empresas estão também já a olhar para o futuro pós-COVID, e para muitas delas a visão futura passa por uma solução que combina teletrabalho com tempo de escritório. E é aí que os hotéis, sobretudo os urbanos, começam a ver uma oportunidade, adaptando as suas instalações físicas e infraestruturas tecnológicas disponibilizando espaços de reuniões e escritórios às empresas”, diz o estudo da Worx, realçando que há cada vez mais unidades a adoptar este modelo híbrido (escritório/hotel).
A rede de hotéis holandesa Zoku foi pioneira neste conceito de hotel híbrido, centrando a sua estratégia na combinação de espaços de trabalho flexíveis e dormidas, fórmula que tem tido bastante sucesso nos últimos anos (desde 2015), exemplifica a consultora.
Outro exemplo é a B&B Hotels que já começou a alugar alguns quartos como escritórios nos seus 33 hotéis em Espanha e 4 em Portugal, indo ao encontro da necessidade das empresas encontrarem um local de trabalho tranquilo e confortável com uma rede Wi-Fi que permita a realização de reuniões e videoconferências a preços controlados (19€/dia, das 9:00 às 19:00).