É o principal evento imobiliário do País, uma espécie de montra para os novos projetos que estão a ser lançados, e também por isso é um meio preferencial para se encontrar casa nova. O SIL – Salão Imobiliário de Portugal já tem data marcada (de 8 a 11 de outubro) nos pavilhões da Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, mas devido à pandemia, e pela primeira vez em 23 anos da sua existência, irá recorrer a um modelo híbrido que apostará não só no evento presencial mas também numa forte componente tecnológica, que permitirá o alcance alargado de um universo de interessados em conhecer as empresas e a sua oferta e ainda participar nas várias atividades – conferências, reuniões e entrega de prémios.
“A realização do SIL sempre foi um momento importante para o setor lançar projetos, apresentar novidades, promover sinergias, estabelecer contactos e criar novas oportunidades. Num momento como o atual, é ainda mais importante assegurar a realização deste evento, com todas as medidas de segurança acauteladas, pois sabemos que irá contribuir decisivamente para a crescente dinamização e para o crescimento sustentável do setor”, sublinhou Sandra Bértolo Fragoso, gestora do SIL, lembrando que a Fundação AIP que organiza o evento, tem vindo a trabalhar com as entidades oficiais no sentido de garantir todas as condições de segurança, estando a FIL já certificada com as distinções” Safe Travels” e “Clean & Safe ”.
Assim, o SIL vai contar com expositores, visitantes, conferências, mas também com novas formas de participação, nomeadamente de modo virtual. Esta edição será complementada com uma plataforma que permitirá aos expositores agendarem reuniões com compradores nacionais e internacionais e mostrarem os seus produtos a outros mercados por uma via não presencial, de forma a adequarem-se à conjuntura atual.
Quanto às atividades agendadas para esta edição do SIL 2020, contam-se a conferência “SIL PRO powered by APPII”, no primeiro dia do salão e ainda o SIL VILLAGE, um espaço reservado para network, em ambiente informal, que funciona durante a hora de almoço e jantar para empresas parceiras, grupos imobiliários, banca, seguradoras, consultoras e organizadores de eventos.
Vai acontecer ainda um programa de ‘web-buyers’, que permitirá identificar novos compradores e parceiros internacionais que queiram alavancar novas oportunidades de negócio com as empresas portuguesas presentes no SIL, e ainda os Prémios do Imobiliário, onde se distingue o que de melhor se faz em Portugal.
A 23ª edição do SIL vai decorrer pela primeira vez em conjunto com a Tektónica – Feira Internacional de Construção e Obras Públicas.