Venezuela: A corrida ao oxigénio em 14 imagens

Em Caracas, a capital da Venezuela, há pessoas que passam horas em filas, à espera da sua vez, para conseguir encher uma garrafa de oxigénio.

Esta recarga pode custar entre 4 a 25 euros por dia, uma quantia difícil de assumir para os venezuelanos, cujo salário médio é de 46 euros por mês, de acordo com um índice recente do Observatório de Finanças da Venezuela. Mesmo assim, para os venezuelanos, a assistência em casa continua a ser a melhor opção para tratar pacientes com Covid-19, já que o orçamento para ir a uma clínica ultrapassa os 500 dólares por dia.

E se há quem passe horas em filas para encher as garrafas, outros percorrem, desde o início da manhã, os estabelecimentos de Caracas à procura de quem ainda tenha oxigénio para vender.

“Se eu não conseguisse o refil às 8h ou 9h da manhã, o oxigénio do doente acabaria”, disse Junior Gee à Voz da America (Voice of America, VOA, o serviço oficial de radiodifusão internacional financiado pelo Governo dos Estados Unidos). Há mais de uma semana que Gee segue a mesma rotina: sai de casa às 4 da manhã para recarregar a botija de oxigénio, essencial para um parente infetado com Covid-19.

Segundo a VOA, o governo venezuelano reuniu-se com fornecedores de oxigénio para rever os seus preços, já que com a segunda onda de infeções por Covid-19, os pedidos triplicaram e as vagas nos centros de saúde são limitadas.

Desde o início da pandemia, a Venezuela registou 1 853 mortes e quase 180 mil casos confirmados de Covid-19.

Leia todos os conteúdos exclusivos da VISÃO no site. E experimente a nova app, mais completa, com podcasts, newsletters diárias, alertas noticiosos e muitos conteúdos só para assinantes

Tenha mais VISÃO

Assinar

Mais na Visão

Visão Saúde
VISÃO Saúde

Covid-19: Rui Rio diz que se fosse primeiro-ministro Cabrita "não teria condições para estar no Governo"

O líder do PSD, Rui Rio, disse hoje, em comentário à situação que se vive em Odemira, que se fosse primeiro-ministro, o ministro Eduardo Cabrita "não tinha condições para estar no Governo"

Diário de uma Avó e de um Neto

Ruy de Carvalho: homenagem em vida

Tenho que admitir a minha mais pura perplexidade! 94 anos? O Ruy não tem idade, é intemporal!

Exame Informática
EILive

F5: Chips, software polémico e homens que voam

As notícias que marcaram a semana, as recomendações da redação da Exame Informática e muito mais para ver e ouvir nesta transmissão (em direto, às 17h30)

Quando sintomas comuns escondem um problema mais grave que pode provocar outros mais graves ainda Exame Informática
Ciência

Associação quer criar base de dados nacional sobre risco de cancro

Evita prepara plataforma para registo pessoal, com acesso a aconselhamento relativo ao risco genético, esclarecimento de dúvidas, teleconsulta e apoio psicológico

Economia

"Não podemos esperar até final do Verão". Restaurantes, alojamento e transportes com a corda na garganta

Há cada vez mais empresas a ficar em situação de falência técnica, diz o Banco de Portugal, que aconselha selecionar as empresas viáveis antes da injeção de fundos públicos. AEP espera ansiosamente pelo Banco de Fomento

Mundo

Von der Leyen fala em enfermeira portuguesa para destacar "força" da Europa

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, falou hoje numa carta de uma jovem enfermeira portuguesa chamada Vitória para lembrar que "a Europa é mais forte junta"

Mundo

Cerca de 9 mil passageiros testados à Covid-19 com zagaratoas usadas em aeroporto da Indonésia

O esquema, que se prolongou durante quatro meses, rendeu milhares de dólares a uma farmacêutica indonésia

Visão Saúde
VISÃO Saúde

Covid-19: Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

Eduardo Cabrita disse que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar e que o Ministério não foi ainda notificado

Irrevogável

Suzana Garcia: "Irei fazer coligações com Deus e com o Diabo"

Suzana Garcia não afasta de uma coligação pós-eleitoral nenhum partido, à exceção do BE, para chegar ao poder na Amadora. A polémica advogada, que é a aposta do PSD e que conta com o apoio do CDS, promete não só transformar o concelho no "mais seguro do país", como a "erradicar" parte da Cova da Moura

Se7e
Se7e Newsletter

VISÃO Se7e: À descoberta de jardins que contam histórias

Mundo

Quando a estação espacial Skylab se despenhou na superfície terreste

Norte-americanos parodiaram a NASA por não ter previsto o regresso e por não conseguir antecipar o local da queda. Até capacetes protetores inventaram – mas só para ficar bem na “fotografia”

Exame Informática
Software

Microsoft vai abandonar ícones da era Windows 95

Empresa de Redmond tem vindo a fazer várias alterações a nível gráfico no sistema operativo e a próxima atualização do Windows 10 deve terminar o processo e cortar ‘amarras’ com as versões anteriores