De reuniões por Zoom já estamos todos fartos… então e se for com chimpanzés?

De reuniões por Zoom já estamos todos fartos… então e se for com chimpanzés?

Os chimpanzés do Safari Park Dvur Kralove, na República Checa, têm, agora, uma tela gigante para poderem observar os chimpanzés de outro zoo. À falta de visitantes, podem entreter-se a ver em direto a jaula do zoo de Brmo, a 150 quilómetros.

Segundo os tratadores do Park, no ínicio havia interação e os animais “abordavam o ecrã com gestos defensivos ou ameaçadores”. Hoje, a postura mudou e já é algo mais como “estou no cinema ou estou a ver televisão”. Porém, “quando veem situações mais tensas levantam-se do sofá como nós quando assistimos a um evento desportivo ao vivo”, referiu uma das tratadoras do Dvur Kralove, a 135 km de Praga.

Um pormenor engraçado: nem os chimpanzés resistem a petiscos. Segundo os tratadores, os animais já replicam este comportamento tão tipicamente humano, de trazer os frutos secos para petiscar enquando veem a tela gigente instalada no exterior do recinto.

As videoconferências, também transmitidas pelo Safari Park, acontecem diariamente das 8h às 16h, pelo menos até o final de março, quando o projeto será reavaliado e os tratadores decidirão se continuam com a iniciativa.

Palavras-chave:

ASSINE A VISÃO, LEIA POR €6/MÊS.

ASSINE AQUI

Mais na Visão