Relacionados

Repórter EI

IR Bactyping: infravermelhos para detetar bactérias em hospitais

A tecnologia portuguesa que ajuda a identificar estirpes de bactérias muito resistentes e que ajuda a combater surtos de infeções hospitalares. A IR Bactyping nasceu na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e pretende detetar as bactérias multirresistentes mais ameaçadoras. A ferramenta recorre a algoritmos e espectroscopia de infravermelhos com transformada de Fourier. Além de custos mais baixos, a tecnologia promete entregar resultados mais rapidamente.

Repórter EI

O que uma startup portuguesa pode fazer para ajudar no combate às infeções bacterianas?

Venha conhecer a Fastinov, uma startup criada no UPTEC, e que desenvolveu um kit que com apenas algumas gotas de sangue de um paciente consegue determinar qual o melhor antibiótico a usar no combate a determinadas infeções. O sistema promete resultados em apenas duas horas, ao invés das sete horas que conseguem os concorrentes com soluções semelhantes.

Repórter EI

Lançamento do Huawei Mate 30 Pro na Alemanha

Fomos assistir à apresentação de um dos smartphones mais aguardados do mercado: o Huawei Mate 30 Pro. Há várias características inovadoras, como o ecrã sem margens, um ecrã curvo, um sistema de controlo lateral através do dedo e um conjunto de quatro câmaras traseiras. Os terminais estão a ser lançados sem aplicações da Google, mas incluem acesso a uma loja de aplicações da própria Huawei.

Repórter EI

A aposta da Vodafone no 5G em Portugal

A próxima geração de telecomunicações móveis chega já no próximo ano. A Vodafone já tem estações de teste a funcionar em Portugal e há experiências a acontecer com muitos equipamentos finais. A rede 5G promete as maiores velocidades de sempre.

Repórter EI

Conheça o Centro de Competências da Siemens para a Indústria 4.0

O i-Experience Center 4.0 foi inaugurado no ano passado em Alfragide e é o Centro de Excelência da Siemens para apoiar o desenvolvimento de projetos empresariais que estejam no contexto da Indústria 4.0. Tecnologias como a realidade aumentada e a manufatura aditiva estão disponíveis neste tipo de instalações.