Relacionados

Vbox, a caixa da Vodafone que reconhece comandos de voz

A Vodafone está a desenvolver a Vbox, uma nova caixa que usa hardware avançado, permite funções mais complexas, ver conteúdos em Ultra HD e aceita comandos de voz para pesquisas, por exemplo.

IR Bactyping: infravermelhos para detetar bactérias em hospitais

A tecnologia portuguesa que ajuda a identificar estirpes de bactérias muito resistentes e que ajuda a combater surtos de infeções hospitalares. A IR Bactyping nasceu na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e pretende detetar as bactérias multirresistentes mais ameaçadoras. A ferramenta recorre a algoritmos e espectroscopia de infravermelhos com transformada de Fourier. Além de custos mais baixos, a tecnologia promete entregar resultados mais rapidamente.

O que uma startup portuguesa pode fazer para ajudar no combate às infeções bacterianas?

Venha conhecer a Fastinov, uma startup criada no UPTEC, e que desenvolveu um kit que com apenas algumas gotas de sangue de um paciente consegue determinar qual o melhor antibiótico a usar no combate a determinadas infeções. O sistema promete resultados em apenas duas horas, ao invés das sete horas que conseguem os concorrentes com soluções semelhantes.

Lançamento do Huawei Mate 30 Pro na Alemanha

Fomos assistir à apresentação de um dos smartphones mais aguardados do mercado: o Huawei Mate 30 Pro. Há várias características inovadoras, como o ecrã sem margens, um ecrã curvo, um sistema de controlo lateral através do dedo e um conjunto de quatro câmaras traseiras. Os terminais estão a ser lançados sem aplicações da Google, mas incluem acesso a uma loja de aplicações da própria Huawei.

A aposta da Vodafone no 5G em Portugal

A próxima geração de telecomunicações móveis chega já no próximo ano. A Vodafone já tem estações de teste a funcionar em Portugal e há experiências a acontecer com muitos equipamentos finais. A rede 5G promete as maiores velocidades de sempre.