Relacionados

Repórter EI

Empresas@pt: Hilton Vilamoura

Veja como a cadeia de hotéis Hilton no Algarve encontrou soluções tecnológicas para agilizar a gestão e libertar recursos humanos para atender o cliente. O desafio era encontrar uma plataforma que centralizasse várias áreas e que fosse portuguesa, dada a estratégia do grupo Hilton.

Repórter EI

Exogenus, a startup portuguesa que criou um gel que acelera a cicatrização de feridas e cortes

Fomos até Cantanhede conhecer a Exogenus. O modelo de negócio da startup tem por base vesículas secretadas pelas células estaminais do cordão umbilical e o gel promete melhorar a cicatrização de feridas e cortes na pele de pessoas acamadas, nos pés de doentes diabétcos e em feridas crónicas.

Repórter EI

Chip fotónico que torna comunicações com satélites mais baratas

Fomos até ao Instituto de Telecomunicações de Aveiro conhecer o projeto onde está a ser desenvolvido um chip fotónico destinado a trazer Internet à metade da população que ainda está offline. O objetivo é tornar as comunicações com satélite mais flexíveis e baratas. Além de mais pequeno, o chip fotónico consome menos energia e é capaz de processar mais dados.

Repórter EI

Vbox, a caixa da Vodafone que reconhece comandos de voz

A Vodafone está a desenvolver a Vbox, uma nova caixa que usa hardware avançado, permite funções mais complexas, ver conteúdos em Ultra HD e aceita comandos de voz para pesquisas, por exemplo.

Repórter EI

IR Bactyping: infravermelhos para detetar bactérias em hospitais

A tecnologia portuguesa que ajuda a identificar estirpes de bactérias muito resistentes e que ajuda a combater surtos de infeções hospitalares. A IR Bactyping nasceu na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e pretende detetar as bactérias multirresistentes mais ameaçadoras. A ferramenta recorre a algoritmos e espectroscopia de infravermelhos com transformada de Fourier. Além de custos mais baixos, a tecnologia promete entregar resultados mais rapidamente.