Relacionados

Repórter EI

Easy Blood Crossmatch, a tecnologia portuguesa que acelera testes sanguíneos

O primeiro protótipo criado entre Leiria e Coimbra deteta o grupo sanguíneo em menos de cinco minutos. A solução permite conferir a compatibilidade sanguínea através de discos com membranas com anticorpos embutidos, usando amostras de recetores e dadores. A ideia é poupar tempo e custos, nomeadamente para os países em vias de desenvolvimento.

Repórter EI

Tatuagens inteligentes feitas em impressoras de jato de tinta

Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveram as primeiras tatuagens eletrónicas no Laboratório de Microeletrónica Impressa e Extensível. As tatuagens são produzidas rapidamente a partir de uma impressora de jato de tinta e ajudam a monitorizar a atividade cardíaca, muscular e cerebral, podendo ainda ser usadas para comunicar por rádio com diferentes dispositivos, como mãos robóticas.

Repórter EI

Puzzle, a plataforma digital que simula créditos rapidamente

O BNI criou a marca Puzzle direcionada para as novas gerações e a plataforma funciona para clientes de qualquer banco. É a aposta para quem procura serviços digitais, com o simulador a permitir saber em menos de 20 minutos quais os encargos para um crédito até cinco mil euros. Todo o processo é digital e a resposta final é dada no mesmo dia ou no dia seguinte.

Repórter EI

Innspire, um evento focado na Inteligência Artificial

O Innspire é um dos fóruns onde se discute inovação e tecnologia e a edição deste ano foi focada nas soluções de Inteligência Artificial. A voz é uma das áreas com mais desenvolvimentos, com as máquinas a terem cada vez mais capacidade de entendimento.

Repórter EI

TargTex, como o poder das máquinas pode fazer a diferença na luta contra o cancro

Investigadores do Instituto de Medicina Molecular criaram uma plataforma de IA que pode identificar novos fármacos eficazes em apenas alguns minutos. O processo atual pode demorar três a quatro anos. A plataforma já identificou 12 potenciais fármacos para o cancro.