Relacionados

Venha conhecer o Centro de Satélites de Alfouvar, perto de Sintra

São mais de 60 antenas espalhadas por sete hectares e meio no Centro de Satélites de Alfouvar, gerido pela Altice. Além de canais de televisão, esta rede é usada para acessos à Internet e serviços de rádio. As comunicações de satélite servem de redundância das redes nacionais. Em situações de emergência, estes satélites continuam a ser acionados para reposição e garantir comunicações.

Infante, um peixe robótico que faz bem à saúde

Um peixe robótico criado no Algarve e que parece um brinquedo, mas é uma ferramenta terapêutica. A portuguesa Sirius Robotics ajudou a transformar o robô Infante, criado por outras organizações, num instrumento de pacificação e relaxe. Há já contactos de potenciais interessados em usar este aparelho inovador, composto por três peças que se movem de forma coordenada.

Glasslink, a película portuguesa que bloqueia a luz e o calor

Fomos até à Universidade de Lisboa, no Monte da Caparica, conhecer a Glasslink, uma película desenvolvida por investigadores portugueses e que pretende substituir cortinas e estores. A película pode ser aplicada em qualquer vidro e consegue bloquear luz e calor de forma bastante eficiente.

Catamarã Solar a ser desenvolvido em Olhão

O Cat 12.0 deve ser lançado em 2019 e deverá ter capacidade para transportar entre 25 e 42 pessoas. O veículo pode deslocar-se só com energia solar, atinge os 22 km/h, e poderá dar quatro voltas ao mundo sem gastar um único cêntimo em combustível. É um barco construído para ser versátil e tem 40 painéis solares.

O que se passa na cabeça de um jogador de videojogos?

A Emotai é uma startup que pretende monitorizar o cérebro dos jogadores de e-sports. A fita usada tem quatro elétrodos e um sensor cardíaco e ajuda a recolher ondas cerebrais e ritmo cardíaco, oferecendo aos jogadores dados sobre stress, focos ou emoções. A tecnologia capta cinco bandas de frequência e ajuda a desenvolver planos de treino.

PRECISAMOS DE SI, CARO LEITOR A INFORMAÇÃO INDEPENDENTE É UM PILAR DA DEMOCRACIA. APOIAR O JORNALISMO INDEPENDENTE É UM DEVER DE CIDADANIA.

É PRECISO TER VISÃO

ASSINE