Relacionados

Repórter EI

Portugueses querem ajudar a criar os micro-ondas de próxima geração

Fomos até à Universidade de Aveiro conhecer uma sonda que permite mapear o interior dos micro-ondas e que ajudam os fabricantes a desenhar modelos mais seguros e mais eficientes.

Repórter EI

Fomos até Nova Iorque ver os lançamentos da Acer

A grande aposta da Acer este ano é o segmento de gaming. Estivemos em Nova Iorque para a apresentação dos novos produtos deste fabricante e mostramos aqui as várias propostas como os portáteis Predator Helios 500 ou os desktops Orion 3000, 5000 e 9000.

Repórter EI

A tecnologia que salva vidas nas praias há mais uma década

Fomos ver como a tecnologia pode ajudar a salvar vidas nas praias. O programa Praia Saudável abrange mais de 180 zonas balneares e funciona há mais de 12 anos, tendo auxiliado mais de 1220 pessoas e feito o salvamento a mais de 700 banhistas. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Vodafone e várias outras organizações abrange a segurança, materiais, uso de tecnologia, sensibilização de pessoas e a inclusividade.

Repórter EI

MagikBook, tecnologia que dá interatividade aos livros em papel

É no EngageLab, em Guimarãs, que está a ser desenvolvido o MagikBook. Sozinho, é um livro vulgar como os outros, mas, associado a um tablet, o MagicBook permite uma interação multimédia e uma experiência imersiva. Cada página tem uma banda magnética que interage com a bússola digital do tablet. Os investigadores do EngageLab estão também a trabalhar numa solução de circuitos piezoelétricos que captam energia do movimento e da pressão exercida nas páginas, mas só em 2019 devem chegar os primeiros protótipos.

Repórter EI

Space Cobot, um assistente de astronauta desenvolvido em Portugal

Estivemos no Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa para ver conhecer o Space Cobot, um robô que voa e que pode estar em microgravidade. Este drone espacial está apto a voar em qualquer direção e pode ajudar a encaminhar comunicações, transportar objetos como ferramentas, captar imagens ou buscar informação. Os próximos passos incluem testes numa mesa com almofadas de ar e ainda uma viagem de avião com várias paragens que replicam cenários sem gravidade. O desafio passa por conseguir o financiamento necessário.