Relacionados

Repórter EI

Os tecidos made in Portugal que captam energia das redes móveis

Investigadores do Instituto de Telecomunicações desenvolveram antenas têxteis: tecidos que captam energia através de materiais condutores e, por exemplo, que acendem luzes caso o utilizado esteja exposto a radiações perigosas. A captação das ondas hertzianas permite que o sistema funcione sem recorrer a baterias ou ligações à rede elétrica convencional. As primeiras aplicações passam por funcionários de telecomunicações e por um assento de carro que monitoriza a saúde do condutor.

Repórter EI

Jogos eletrónicos desenvolvidos em Coimbra ajudam a rastrear doenças de envelhecimento

Um aluno de doutoramento da Universidade de Coimbra desenvolveu três jogos eletrónicos que podem não ser campeões de vndas mas prometem fazer a diferença no rastreio de doenças de envelhecimento. O objetivo é ajudar a detetar limitações de memória, de atenção ou capacidade coginitiva associadas a doenças degenerativas.

Repórter EI

Vídeo: Uma visita às fábricas da Hisense na China

A Hisense está a apostar em publicidade e parcerias na Europa para ganhar notoriedade no mercado europeu. Estivemos na China para conhecer fábricas da empresa que lidera o segmento dos televisores naqueles país.

Repórter EI

Forensic Box, a caixa que deteta vulnerabilidades nas redes informáticas

A tese de mestrado de Bernardo Sequeiros deu origem à Forensic Box, uma caixa que identifica e analisa vulnerabilidades nas redes informáticas. O sistema usa sete ferramentas de código aberto e é usado pelos profissionais da Universidade da Beira Interior para as suas auditorias anuais. Uma das grandes vantagens é que pode ser usada por qualquer pessoa, sem ter de ser um perito de segurança.