Relacionados

Repórter EI

Cardio ID: o que diz o coração de um motorista de autocarro

Há um volante num autocarro da Barraqueiro que permite alertar para faltas de atenção e sonolência, devido à utilização de sensores cardíacos. O volante desenvolvido pela Cardio ID já percorreu milhares de quilómetros e transmitiu todos os dados para serem criados mapas de estradas ou horas mais problemáticas.

Repórter EI

Os tecidos made in Portugal que captam energia das redes móveis

Investigadores do Instituto de Telecomunicações desenvolveram antenas têxteis: tecidos que captam energia através de materiais condutores e, por exemplo, que acendem luzes caso o utilizado esteja exposto a radiações perigosas. A captação das ondas hertzianas permite que o sistema funcione sem recorrer a baterias ou ligações à rede elétrica convencional. As primeiras aplicações passam por funcionários de telecomunicações e por um assento de carro que monitoriza a saúde do condutor.

Repórter EI

Jogos eletrónicos desenvolvidos em Coimbra ajudam a rastrear doenças de envelhecimento

Um aluno de doutoramento da Universidade de Coimbra desenvolveu três jogos eletrónicos que podem não ser campeões de vndas mas prometem fazer a diferença no rastreio de doenças de envelhecimento. O objetivo é ajudar a detetar limitações de memória, de atenção ou capacidade coginitiva associadas a doenças degenerativas.

Repórter EI

Vídeo: Uma visita às fábricas da Hisense na China

A Hisense está a apostar em publicidade e parcerias na Europa para ganhar notoriedade no mercado europeu. Estivemos na China para conhecer fábricas da empresa que lidera o segmento dos televisores naqueles país.