Dabox: Uma app da CGD para clientes de todos os bancos

A Caixa Geral de Depósitos desenvolveu a Dabox, mas a aplicação pode ser usada por clientes de outros bancos para perceberem melhor onde estão a gastar dinheiro, como estão a poupar e qual o seu posicionamento financeiro, facilitando a criação de objetivos de poupança


Conheça a nova missão científica do navio-escola Sagres

O navio-escola Sagres vai replicar o trajeto que fez Magalhães, uma circum navegação ao planeta, com vários objetivos entre os quais medir o campo elétrico da Terra, algo que não é feito pelos cientistas há mais de cem anos. A viagem vai durar até janeiro de 2021

Conheça os finalistas do Big Impact, uma competição de empreendedorismo

A edição deste ano do Big Impact contou com o apoio da Trust In News, grupo a que pertence a Exame Informática. Fomos conhecer os finalistas que se juntaram em Cascais para apresentar os projetos

Tecnologia de climatização ajuda edifício quinhentista a manter-se energeticamente eficiente

O Portobay Flores é um hotel de 5 estrelas na Invicta. O palacete com mais de 500 anos de história foi recuperado ao longo de três anos com diferentes soluções tecnológicas. A tecnologia ajuda ainda a manter o edifício mais eficiente de um ponto de vista energético.

Geradores triboelétricos desenvolvidos no Porto alimentam aparelhos da Internet das Coisas

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto desenvolveram geradores que podem ser usados em sapatos ou boias de localização. As pequenas unidades de energia vão ser postas à prova para alimentar sensores de tubos de extração de petróleo. Os novos geradores poderão vir a substituir pilhas e baterias de sensores e pequenos dispositivos.

Windfloat: Como funcionam as turbinas eólicas flutuantes em Viana do Castelo

O projeto Windfloat instalou três turbinas eólicas a 20 quilómetros da costa de Viana do Castelo. Cada turbina produz 8,4 MW e as três são suficientes, em conjunto, para gerar energia para uma população de 60 mil pessoas. Em vez de estruturas fixas, as turbinas são suportadas por plataformas flutuantes

Fomos ao novo conceito de loja da Samsung conhecer o Galaxy Fold

Estivemos na estreia do novo conceito de loja da Samsung em Portugal onde vimos também o primeiro smartphone dobrável da marca. O Fold custa 2049 euros, mas a empresa está confiante numa boa resposta por parte dos consumidores

Live Electric Tours: 5G em movimento

Mostramos mais uma capacidade da tecnologia 5G: uma startup portuguesa está a usar tecnologia da Vodafone para fazer transmissões de vídeo 4K em direto e a bordo do mais recente Renault Zoe.

Monitorização do gás radão em Portugal

Fomos a Viana do Castelo ver como é feita a monitorização do gás radão, num projeto do Politécnico e pelo Município local. O radão é a segunda maior causa para o cancro do pulmão, segundo a Organização Mundial de Saúde, e vai passar a ser monitorizado em 50 edifícios de Viana, com as sondas a emitir alertas sempre que os limites máximos de radão sejam superados. A lei nacional define que deva ser feita esta monitorização em permanência.

Konica Minolta mostra o escritório do futuro

Estivemos na Dinamarca para ver como a Konica Minolta propõe levar a digitalização do escritório para outro nível. A marca nipónica mostrou algumas ideias futuristas que mostramos aqui, como um projetor inteligente ou o já conhecido Workplace Hub.

Kit Identifica: tecnologia portuguesa acelera trabalhos forenses

Mostramos como a startup do Porto Identifica desenvolveu um kit especializado em genética forense. Os kits Spindel prometem acelerar os trabalhos forenses, poupando três horas e cinco euros em cada análise convencional.

OrCam cria um dispositivo que ajuda cegos a identificar objetos

Câmara de 13 MP, software de reconhecimento e altifalante são três dos componentes que constituem o sistema da OrCam usado para ajudar pessoas cegas ou com dificuldades de visão. A tecnologia está presente em dois modelos, com os preços a começar nos 3500 euros. Cada dispositivo tem uma bateria com autonomia para até duas horas de leitura de texto e, a cada seis meses, surgem novas atualizações.

Portuguesa Greenmed recorre a tecnologia para transformar a sua operação

A empresa de farmacêutica Greenmed recebe, armazena, processa e faz a expedição de medicamentos. O setor é dos mais regulamentados, pelo que a tecnologia desempenha um papel importante para fazer o controlo de informação e a disponibilizar a quem precise.

Big Impact, um desafio às startups para resolver problemas que têm impacto na sociedade

Venha conhecer esta competição de empreendedorismo promovida pela Vodafone, pela Câmara de Cascais e pela revista Visão. A edição deste ano procura projetos inovadores que beneficiem a sociedade, com os vencedores a serem conhecidos em setembro de 2020.

H2O Quality, a app que permite verificar a qualidade da água da rede pública

A EPAL criou uma aplicação gratuita para iOS e Android para publicar informação detalhada sobre a qualidade da água, de uma forma aproximada do utilizador. É possível conhecer a origem da água e todo o processo de tratamento.

StorySign, uma app que ajuda crianças surdas a ler

A segunda geração da StorySign inclui quatro livros interativos em português. A app permite apontar o smartphone a um livro e ter o avatar a fazer interpretação do texto em língua gestual, ajudando crianças surdas a aprender a ler.

INESC-TEC do Porto desenvolve detetor de minérios inovador

O Smart LIBS ganhou forma na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e descreve um detetor de minérios portáitl, que funciona debaixo de água e que apresenta resultados na própria hora. O sistema de lasers foca-se num único ponto e recolhe dados que são analisados depois por algoritmos de Inteligência Artificial capazes de auto-aprendizagem.

Federação Portuguesa de Golfe melhora a atividade com recurso a tecnologia portuguesa

A Federação Portuguesa de Golfe organiza competições e, por exemplo, organiza cursos de ensino da modalidade. Este organismo tem perto de 15 mil federados e o crescimento das atividades obrigou à procura de uma nova solução tecnológica.

Impressora 3D inovadora desenvolvida no Instituto Superior Técnico

Fomos até ao Técnico conhecer as impressoras 3D criadas pela Fab Inventors que têm várias cabeças para se adequar aos objetos a imprimir. As múltiplas cabeças de impressão funcionam em simultâneo e seguem uma lógica modular, que permite adicionar ou remover componentes e criar objetos em formatos mais invulgares.

A aposta da Vodafone no 5G em Portugal

A próxima geração de telecomunicações móveis chega já no próximo ano. A Vodafone já tem estações de teste a funcionar em Portugal e há experiências a acontecer com muitos equipamentos finais. A rede 5G promete as maiores velocidades de sempre.

A infraestrutura europeia que vai controlar o lixo espacial está na Madeira

Fomos até ao Pico do Areeiro, na Madeira, para conhecer onde vão ser instalados os dois satélites de monitorização de lixo espacial. A rede de observação vai contar com presença em nove países. Os telescópios da Madeira vão ser controlados por uma equipa localizada no Centro de Operações nos Açores.

Um robô em plena cirurgia no Hospital da Luz

O Hospital da Luz foi o primeiro em Portugal a ter cirurgias robóticas. Estes robôs não precisam de cortes, sendo necessários apenas orifícios para introduzir os instrumentos de cirurgia. Esta abordagem é mais precisa e reduz as probabilidades de complicações posteriores. Em breve, deverá começar a ser usado o primeiro robô no Sistema Nacional de Saúde.