O primeiro 100% elétrico da Toyota já foi anunciado há muito tempo, mas só agora começa a chegar a Portugal. Nada que não tenha acontecido com outros fabricantes e uma consequência das limitações de produção e de logística que afetam a indústria – terão sido também estas as razões para o preço base ter subido para €52.990 em vez dos cerca de €49.000 que chegaram a ser anunciados.
Confirma-se uma das características mais diferenciadoras que tinha sido comunicada para o primeiro elétrico puro da marca japonesa: a bateria tem garantia de capacidade mínima 70% ao fim de 10 anos ou um milhão de quilómetros. Certamente este será um fator importante para quem ainda tem dúvidas sobre a durabilidade das baterias dos automóveis elétricos. A única exigência para manter esta garantia é o check-up anual (ou a cada 15 mil quilómetros), que até está incluindo no preço de compra durante os primeiros cinco anos. Esta oferta de manutenção ajuda a baixar ainda mais o custo total de propriedade (TCO), que já tende a ser mais baixo nos elétricos. A garantia geral é também generosa: os sete anos já habituais da marca japonesa.