DSP2. Faz lembrar o nome de um jogo, mas é muito mais do que isso. É desta forma que é conhecida a Diretiva de Serviços de Pagamento, recentemente transposta para o ordenamento jurídico nacional, que veio colocar um ponto final aos “intermediários” na forma como fazemos pagamentos e descentralizar o acesso à informação de contas bancárias.
Entre outras alterações, e tendo por base a recente legislação, espera-se que o mercado dos pagamentos se torne mais integrado e eficiente, os pagamentos sejam efetuados de forma mais segura, e que se criem novas soluções de pagamento inovadoras, mantendo a igualdade de condições entre prestadores de serviços de pagamento.
Por esta razão, os próximos tempos serão fundamentais para que as empresas proporcionem aos consumidores uma experiência digital cada vez mais avançada, transformando-se num parceiro de confiança em soluções que garantam uma transação segura, novas soluções de monetização de conteúdos e serviços digitais, disponibilização de soluções de agregação e de autenticação, entre muitas outras.
Um mercado de pagamentos europeu mais integrado e eficiente permite a expansão de outras empresas no mercado financeiro e o aparecimento de novas e melhores soluções de pagamento digital, possibilitando transações rápidas e seguras em qualquer parte do mundo.
Tudo isto só é possível com a recente legislação comunitária que veio estabelecer o novo Regime Jurídico dos Serviços de Pagamento e da Moeda Eletrónica, procurando dar resposta à crescente digitalização da sociedade e, assim, criar um mercado de serviços de pagamentos na União Europeia mais integrado, eficiente e competitivo. No final de contas, o objetivo é que a nova legislação traga maior concorrência, maior segurança, aumento da privacidade, novos serviços e ofertas vantajosas para todos, empresas e consumidores, que podem ver assim os seus direitos fortalecidos.
Recentemente, através de um inquérito realizado a 135 líderes de empresas nacionais, constata-se que um dos grandes desafios do setor financeiro é mesmo a intensificação da concorrência e a crescente evolução das fintechs. A criação das soluções de pagamentos pensadas no perfil e experiência do consumidor é sem dúvida um enorme desafio.