Com a premissa de que “o Android foi desenvolvido para todos, para qualquer lugar e para proporcionar maior escolha nos dispositivos”, a Google continua a trabalhar com os parceiros de forma a disponibilizar novas integrações e funcionalidades interconectadas neste ecossistema. Assim, a gigante tecnológica vai mostrar durante a CES 2022 algumas formas simples e úteis para que os utilizadores tirem mais partido dos seus aparelhos.
Em primeiro lugar, a empresa destaca o Fast Pair, uma funcionalidade que já ajudou os utilizadores a conectar os seus telefones Android com acessórios Bluetooth mais de cem milhões de vezes. A configuração é instantânea e há uma aplicação complementar para instalar e transferir as credenciais Google, simplificando um processo que pode parecer assustador para os utilizadores menos experientes. Para os próximos tempos, a Google pretende estender o Fast Pair a aparelhos de áudio como wearables, auscultadores, microfones, carros e ainda a televisores e dispositivos domésticos inteligentes.
Nos Chromebook, vai ser possível usar o telefone Android para desbloquear o computador e, em breve, a funcionalidade vai estar disponível a partir dos relógios inteligentes com Wear OS, de modo que o utilizador possam desbloquear e aceder instantaneamente ao Chromebook ou smartphone Android quando estiver por perto.
Os telefones Samsung ou Pixel compatíveis vão poder ser usados para bloquear, desbloquear e ligar os veículos BMW compatíveis e, a partir do final deste ano, nos telefones com tecnologia UWB (de Ultra Wideband), não vai ser necessário sequer tocar no telefone para o usar como chave do carro. Para facilitar o empréstimo do veículo, estas chaves digitais vão poder ser emprestadas através do telefone com amigos e familiares.
A Google anuncia igualmente estar a desenvolver uma tecnologia para auscultadores com Bluetooth que permite trocar automaticamente o áudio para qualquer dispositivo que o utilizador esteja a ouvir: se estiver com auscultadores a ver um filme no tablet e receber uma chamada, o filme é colocado em pausa e o áudio dos auscultadores passa automaticamente para o do telefone, fazendo o caminho inverso quando a chamada terminar.
No que toca a comandos de voz, a empresa pretende aumentar o leque de comandos disponíveis, bem como de aparelhos suportados, para permitir aos utilizadores, por exemplo, obter informações de bateria destes, aquecer ou arrefecer o carro ou a casa e abrir ou fechar a porta da garagem.
Para os utilizadores de computadores Windows, a Google pretende melhorar a conectividade entre Android e Windows com o Fast Pair e está a trabalhar com a Acer, HP e Intel para trazer várias novidades ainda este ano.
As novas funcionalidades interconectadas vão ser disponibilizadas ao longo deste ano.